[weglot_switcher]

Estado de emergência na Alemanha termina a 25 de novembro

O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde alemão, Jens Spahn que diz que o país está a “a passar de um estado de emergência para um estado de cautela especial”.
18 Outubro 2021, 16h15

O ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, disse que as regras mais rígidas relacionadas com a contenção da Covid-19 na Alemanha poderão terminar a 25 de novembro, embora a testagem, a administração de vacinas e outras medidas de higienização continuem em vigor após essa data.

“O estado de emergência que está em vigor há quase 19 meses desde 28 de março de 2020 vai acabar”, afirmou Jens Spahn, na segunda-feira, segundo o jornal alemão “Bild” citado pela “Reuters”. “Estamos a passar de um estado de emergência para um estado de cautela especial”, completou o governante.

As medidas excecionais de controlo da pandemia na Alemanha expiram automaticamente, a menos que sejam ativamente estendidas por votação parlamentar.

Os dados mais recentes, divulgados pelo Instituto Robert Koch esta segunda-feira, indicam mais 4.056 novos casos de infeção, passando para um total de 4.377.845 casos no país. Foram contabilizados mais dez óbitos associados ao vírus SARS-CoV-2, uma doença que já matou 94.628 pessoas em território alemão.

Apesar da recuperação dos alemães no que toca aos números da Covid-19, a economia alemã parece estar longe de recuperar. A taxa de inflação homóloga na Alemanha atingiu 4,1% em setembro, um máximo em 28 anos, devido a um aumento significativo dos preços da energia, que subiram 14,2%. Em agosto e julho, a inflação homóloga na Alemanha tinha sido inferior a 4%.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.