A Câmara dos Representantes dos EUA aprovou um projeto de lei de política de defesa de grande alcance, autorizando um gasto militar anual recorde de 901 mil milhões de dólares, abrindo caminho para que a medida, de aprovação obrigatória no Congresso, se torne lei pelo 65º ano consecutivo. A votação terminou com 312 votos a favor e 112 contra a Lei de Autorização de Defesa Nacional (NDAA, na sigla em inglês), o que a encaminha para apreciação do Senado, que deve aprová-la sem dificuldade na próxima semana.
A NDAA prevê uma verba de 400 milhões de dólares em assistência militar à Ucrânia em cada um dos próximos dois anos e inclui outras medidas que reforçam o compromisso dos Estados Unidos com a defesa da Europa, refletindo o forte apoio contínuo da maioria dos congressistas a Kiev.
O projeto de lei apresentado no domingo inclui medidas para um aumento salarial de 4% para a tropa e melhorias nas bases militares. No entanto, não inclui cobertura de seguro para que famílias de militares façam tratamentos de fertilidade, algo a que o presidente da Câmara dos Representantes, o republicano Mike Johnson, se opõe.
Em maio, Trump solicitou ao Congresso um orçamento de defesa nacional de 892,6 mil milhões para o ano fiscal de 2026, o mesmo valor de 2025. O projeto de lei da Câmara estabeleceu os gastos nesse patamar, mas o Senado havia autorizado 925 mil milhões. A NDAA) autoriza os programas do Pentágono, mas não os financia. O Congresso precisa de aprovar o financiamento do Pentágono separadamente numa lei orçamental para o ano fiscal que termina em setembro de 2026.
Além das disposições normais da NDAA sobre aquisições de defesa, o projeto de lei deste ano concentra-se em cortar programas não apoiados por Trump, nas áreas da diversidade, equidade e inclusão. A NDAA é uma das poucas iniciativas legislativas que são tradicionalmente aprovadas pelo Congresso desde 1961, mas o processo deste ano foi um pouco mais conturbado que o habitual. Trump afirmou que sancionará a NDAA assim que ela chegar à Casa Branca.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com