EUA: novos pedidos de subsídio de desemprego com valor semanal mais baixo desde o início da pandemia

Depois de duas semanas de aumentos no indicador, esta semana marcou um retorno à descida que se verificava antes desse período.

Estados Unidos | Getty Images

Os números divulgados esta quinta-feira, relativos aos pedidos de subsídio de desemprego nos EUA, mostram 1,186 milhões de novos requerimentos de benefícios, uma descida relativamente à semana passada, quando o número foi de 1,435 milhões. O valor significa o inverter de duas semanas consecutivas de subidas, retornando à tendência de decréscimo que se verificava há já quatro meses.

As estimativas para os números desta semana apontavam para 1,42 milhões de novos pedidos, número que fica muito acima do registado efetivamente. É a semana com menos pedidos de apoio ao desemprego desde a explosão verificada neste indicador em março. O total de requerimentos de subsídio desde esse período é agora de 55,32 milhões.

Há a expectativa de um novo acordo até ao final desta semana sobre os apoios federais extraordinários face à pandemia de Covid-19, que o Senado e a Casa Branca querem reduzir de 600 para 200 dólares (506 para 169 euros), mas a que a maioria democrata da Câmara dos Representantes se opõe.

Recomendadas

Programa Valorizar apoia 24 projetos no Ribatejo e Alentejo em 7 milhões de euros

O apoio abrange projetos nas áreas do autocaravanismo, turismo literário, praias fluviais, estações náuticas, enoturismo e recursos endógenos.

Receita de IRC passa para níveis de 2014. São menos 1,5 mil milhões em 2020

“Andámos seis anos para trás em termos de receita do IRC”, diz Renato Carreira, Tax Partner da Deloitte. Fiscalista recorda que rombo na receita fiscal é em grande parte explicado pelo adiamento dos pagamentos por conta que só serão feitos pelas empresas se no final do ano tiverem lucros que os justifiquem. E a previsão é mais empresas com mais prejuízos, logo menos impostos a entrarem nos cofres do Estado.

Derrocada na Praça de Espanha. “Não estão reunidas as condições para abrir o túnel”, diz vereador

“Todas as pessoas foram evacuadas. Estavam cerca de 300 pessoas dentro da carruagem, das quais resultaram três feridos, mais o segurança. Vão já começar os trabalhos para que sejam retomadas as condições de normalidade o mais depressa possível. Numa análise muito preliminar, prevê-se pelo menos um a dois dias de interrupção”, garantiu o responsável autárquico.
Comentários