[weglot_switcher]

Fernando Gomes é o novo presidente do COP

Fernando Gomes torna-se, assim, no 15.º presidente do Comité Olímpico de Portugal, sucedendo a Artur Lopes.
20 Março 2025, 07h00

Fernando Gomes é o novo presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP). O ex-presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) venceu Laurentino Dias nas eleições desta quarta-feira, com uma diferença de 103 para 78 votos.

O agora presidente eleito do COP nasceu no Porto, no dia 21 de fevereiro de 1952 (73 anos). Formou-se em Economia, mas a sua carreira estava direccionada para a gestão desportiva. Foi presidente da federação de basquetebol e da Liga Portugal, antes de ser administrador da SAD do FC Porto e chegar à federação mais importante do desporto nacional, a Federação Portuguesa de Futebol, em 2011. Ficou na Cidade do Futebol até fevereiro deste ano e resolveu candidatar-se à presidência do COP.

A candidatura do antigo presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, teve como lema ‘Saber Fazer, Fazer Vencer’ e tinha como base cinco objetivos estratégicos: Abordagem Centrada no Atleta; Colaboração Integrada; Representação Internacional; Sustentabilidade no Desporto; Inclusão e Diversidade.

Fernando Gomes proponha-se também a “assegurar sempre, de forma ativa e valorizada, que os atletas têm voz, através da sua Comissão de Atletas, nos processos de decisão estratégicos do COP e na representação em comissões operativas”, e aumentar os recursos do Gabinete de Apoio ao Atleta Olímpico.

A candidatura sugeriu ainda que se atribuíssem 34 bolsas aos atletas do projeto Esperanças Olímpicas e o apoio à preparação e ao enquadramento técnico das respetivas federações desportivas.

De recordar que Laurentino Dias foi o primeiro a avançar com uma candidatura e Fernando Gomes, o último a anunciar as suas intenções, depois de um processo eleitoral que teve mais três candidatos (José Manuel Araújo, Alexandre Mestre e Jorge Vieira), que desistiram.

Fernando Gomes torna-se, assim, no 15.º presidente do Comité Olímpico de Portugal, sucedendo a Artur Lopes que, por sua vez, assumiu o cargo na transição após a morte de José Manuel Constantino, em agosto do ano passado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.