[weglot_switcher]

Filmes e séries para ver que retratam o dia mais sombrio de Nova Iorque

Netflix, Canal História, National Geographic, Apple TV+ e HBO. Estes são apenas algum dos canais e plataformas de streaming que apresentam conteúdos cinematográficos no dia em que se assinalam os 20 anos desde os ataques terroristas do 11 de setembro.
11 Setembro 2021, 18h25

São várias as produções cinematográficas que retratam a história do dia 11 de setembro de 2001 e os históricos ataques às Torres Gémeas e ao Pentágono nos Estados Unidos.

No dia em que se assinalam 20 anos do dia mais sombrio da história da cidade de Nova Iorque e do Ground Zero, cuja recuperação ainda continua, Hollywood continua a contar a história do dia e de acontecimentos que se seguiram. Esta semana chegou aos cinemas portugueses o filme “Valor da Vida”, que conta a história verídica do advogado Kenneth Feinberg para liderar o Fundo de Compensação às Vítimas do 11 de setembro, instruído para calcular o justo valor por cada vida perdida nos ataques.

Nas plataformas de streaming, a Netflix apresenta “Ponto de Viragem: O 11 de setembro e a Guerra contra o Terrorismo”, onde retrata o antes e o depois dos ataques terroristas. A minissérie apresenta relatos na primeira pessoa de sobreviventes, oficiais dos Estados Unidos, antigos membros da CIA, veteranos militares e comandantes talibãs.

Numa linha temporal, o realizador Brian Knappenberger dá a oportunidade de se conhecer os antecedentes e as consequências do 11 de setembro, em cinco episódios, alterando a narrativa entre o passado e o presente, desde a invasão soviética do Afeganistão em 1979 até ao momento público em que o George W. Bush foi informado do embate, enquanto visitava uma escola.

A Netflix tem ainda disponível o filme “World Trade Center” de 2006 e protagonizado por Nicolas Cage e Michael Peña.

Num dia quase dedicado aos atentados, o National Geographic apresenta vários conteúdos que os cidadãos podem ir espreitando ao longo da tarde. O dia iniciou-se às 13h40 com “Mayday, desastres aéreos – 11 de setembro: o ataque ao Pentágono”. Com oportunidade de retroceder na televisão, é ainda possível assistir a “George W. Bush e o 11 de setembro: a entrevista” pelas 15h10, às 17h30 os “Polícias do 11 de setembro” seguido às 18h15 por “Os bombeiros do Ground Zero”. Às 19h05 estreia a série “9/11: Um dia na América” que acompanha “A Emergência”, “Torre Sul”, “Colapso”, “A Nuvem”, “Corrida contra o tempo”, “Resgate milagroso” e ao fim da noite o canal dá a conhecer os bastidores d’”A Primeira Hora” do 11 de setembro.

O National Geographic dá ainda a conhecer os bastidores até às 3h10 da manhã do dia 12 de setembro, dando ainda “Os ficheiros secretos de Bin Laden” às 04h45.

O canal Odisseia estreou ao dia de ontem o documentário “Viver depois do 11 de setembro”, e irá reproduzir novamente ao dia de hoje pelas 00h20. O documentário relata duas narrativas interligadas que relatam os ataques terroristas e as mudanças que aconteceram ao longo dos últimos 20 anos. Neste filme, Arthur Cary recolheu depoimentos inéditos de sobreviventes e familiares de vítimas, tendo recolhido a imagens de arquivos do dia fatídico.

A programação dedicada ao 11 de setembro começa pelas 19h30 no Canal História com “11 de Setembro – 20 Anos: Fuga da Zona de Impacto”. Seguem-lhe a continuação dos episódios “O Pentágono” às 20h15 e “Quatro Voos” pelas 21h30, “World Trade Center” às 22h19 e “A Caça a Bin Laden” às 23h41. Neste documentário de cinco episódios são acompanhados testemunhos na primeira pessoa de todos os implicados nos ataques, sendo revelados pormenores inéditos dos quatro voos sabotados.

Na Apple TV+, plataforma de streaming da empresa da maçã, é possível visionar o documentário “11 de setembro: No Gabinete de Crise do Presidente”, onde George W. Bush é uma das figuras centrais. Em 90 minutos, o filme junta testemunhos inéditos do presidente W. Bush, de Dick Cheney e de Condolezza Rice, que estavam no principal centro de decisão política.

A HBO estreia “NYC Epicenters: 9/11 – 2021½” com o relato do produtor Spike Lee. Neste documentário, Lee aborda momentos marcantes dos últimos 20 anos da cidade de Nova Iorque, numa retrospetiva que começa na primeira metade do presente ano e recua até aos atentados. É um total de quatro episódios, em que o último estreia domingo. A plataforma apresenta ainda “O Que Aconteceu a 11 de Setembro”, um filme que teve a estreia mundial em 2019, e que apresenta os acontecimentos históricos a um público que ainda não estava vivo no ano dos ataques.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.