A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) abriu consulta pública até 31 de outubro para uma proposta de simplificação do tarifário dos táxis.
A proposta implica a diminuição do preço de bandeirada, existência de tarifas especiais em época alta e época baixa e eliminação dos suplementos, com a exceção do de chamada.
“Nesta proposta, a tarifa é calculada da mesma forma para qualquer local onde a viagem tem início ou fim, o que significa que o preço da viagem deixa de ser influenciado pela extensão do percurso realizado com tarifa urbana ou a tarifa ao quilómetro”, frisou o regulador no documento. Além disso, acabam ainda as tarifas em vazio, medida que é anunciada como “uma das reivindicações mais solicitadas por utilizadores”.
A proposta sugere também agravamentos de preços para os dias de feriado, mas também “a existência de preços de época alta e baixa” e a abertura para serem definidas tarifas por percurso para viagens com origem em zona de “grande geração de viagens”, como aeroportos ou terminais de cruzeiros. No entanto, deve estar “assegurada a possibilidade de o passageiro optar pelo pagamento por taxímetro antes do início da viagem”.
A AMT considerou que “poderia ser relevante a criação de uma plataforma nacional digital de reservas que agregasse todos os táxis a nível nacional, de forma a permitir reservar e pagar serviços de táxi através de aplicação em smartphone, com a opção de pagamento antecipado com preço fechado ou da tarifa a taxímetro”.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com