[weglot_switcher]

Financiamento das administrações públicas recua em agosto para 6,2 mil milhões de euros

Este valor em agosto resulta do financiamento em 11,7 mil milhões junto dos bancos residentes, que é compensado pelas rubricas relativas à relação com o restante sector financeiro e com o exterior, em que as administrações públicas nacionais são financiadoras em 3,4 e 2,1 mil milhões de euros, respetivamente.
21 Outubro 2021, 11h24

O financiamento das administrações públicas em agosto caiu para 6,2 mil milhões de euros, segundo os dados divulgados pelo Banco de Portugal esta quinta-feira. Este valor compara com 7,8 mil milhões registados em igual período do ano passado e com os 8,9 mil milhões registados em julho.

Este valor para agosto resulta do financiamento em 11,7 mil milhões de euros junto dos bancos residentes, uma rubrica contrabalançada pelo financiamento negativo junto do restante sector financeiro em 3,4 mil milhões e em 2,1 mil milhões junto do exterior.

Um financiamento negativo, explica a nota do BdP, significa que as administrações públicas “adquiriram mais ativos financeiros do que emitiram passivos, ou seja, utilizaram parte dos fundos obtidos para financiarem outros setores da economia”.

Analisando os instrumentos utilizados, o financiamento das administrações públicas fez-se através da emissão de títulos, no montante de 1,3 mil milhões de euros, e do aumento de empréstimos deduzidos de depósitos, que corresponderam a 4,9 mil milhões de euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.