A Fitch subiu a sua avaliação da dívida pública nacional, colocando-a com nota de ‘A-’, com perspetiva estável. A agência de notação financeira tinha agendado para esta sexta-feira uma avaliação calendarizada dos títulos nacionais, surpreendendo o mercado.
Na primeira metade do ano, a Fitch havia reafirmado o rating melhorado em outubro do ano passado, quando subiu a nota dos títulos nacionais de ‘BBB’ para ‘BBB+’. A subida do rating da Fitch seguiu-se à da Standard & Poor’s, que em setembro tinha subido o rating nacional para ‘BBB+’.
A título de comparação, a DBRS avalia os títulos nacionais como ‘A’, o nível mais alto das quatro principais agências de notação financeira depois de nova subida já este ano. Já a Moody’s atribui um ‘Baa2’ à dívida portuguesa, embora com perspetivas ‘positivas’.
A classificação da Fitch é justificada pela projeção de que o rácio da dívida pública face ao PIB desça para 104,3% este ano, o que compara com 112,4% no fim de 2022 e que, em 2025, este rácio já esteja nos 96,5%.
A Fitch antecipa que a economia portuguesa chegue ao fim do ano com um saldo orçamental positivo de 0,5% do PIB. Para 2024, a agência prevê um superavit de 0,4% e para 2025 de 0,3%.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com