Forbes: Isabel dos Santos é a oitava pessoa mais rica de África

Apesar da fortuna da empresária angolana ter encolhido em 2018, Isabel dos Santos subiu para a oitava posição dos milionários africanos.

Toby Melville/Reuters

A lista dos milionários africanos da Forbes encolheu para 20 em 2019, menos 3 pessoas que em 2018, uma descida que ocorre devido à queda do preço das ações detidas por milionários e à desvalorização das moedas africanas. Entre os 20 mais ricos de África, apenas quatro conseguiram que a sua riqueza não diminuísse face ao ano passado. Isabel dos Santos é a representante angolana desta lista, subindo para a oitava posição.

A fortuna de Isabel caiu para 2,3 mil milhões este ano (2 mil milhões de euros), abaixo dos 2,7 mil milhões (2,3 mil milhões de euros) registados em 2018. Isto deve-se a uma queda no valor das suas ações na Galp e na empresa de telecomunicações Nos. Também a Unitel, empresa angolana de telecomunicações detida em 25% pela empresária, sofreu um declínio no seu valor. Apesar desta redução no valor total da sua fortuna, Isabel dos Santos sobe no ranking, já que no ano passado estava na nona posição.

Pelo oitavo ano consecutivo, Aliko Dangote da Nigéria é a pessoa mais rica da África. O seu património é avaliado em 10,3 mil milhões de dólares (8,9 mil milhões de euros), no entanto, é quase menos 2 mil milhões que em 2018, principalmente devido a uma queda de aproximadamente 20% no preço das ações da Dangote Cement, o seu ativo mais valioso.

O segundo mais rico do continente é Mike Adenuga, também da Nigéria, avaliado em 9,2 mil milhões de dólares (8 mil milhões de euros). Adenuga é dono da Globacom, que é a terceira maior rede de comunicações móvel da Nigéria, mais a empresa de exploração de petróleo Conoil Producing.

O número três dos mais ricos no continente, é o herdeiro de diamantes Nicky Oppenheimer, da África do Sul, com uma riqueza avaliada em 7,3 mil milhões de dólares (6,3 mil milhões de euros), abaixo dos 7,7 mil milhões (6,7 mil milhões de euros) do ano anterior.

Apenas dois dos milionários presentes na lista são mulheres. Isabel dos Santos e Folorunsho Alakijada da Nigéria. A nigeriana consta no ranking, com uma fortuna avaliada em 1,1 mil milhões de dólares (95 milhões de euros).

O elemento mais jovem é Mohammed Dewji, com 43 anos, e uma fortuna de 1,9 mil milhões (1,6 mil milhões de euros), e o mais velho é Othman Benjelloun, com 86 anos e uma fortuna de 1,7 mil milhões (1,4 mil milhões de euros).

Por país, a África do Sul e o Egipto são os países com mais milionários, com cinco cada. Segue-se a Nigéria com quatro e Marrocos com dois. Já Angola, Argélia, Tanzânia e o Zimbabwe contam com um milionário cada um.

Ler mais
Relacionadas

Isabel dos Santos no Parlamento Europeu: “África tem de se tornar digital”

A empresária angolana foi a Bruxelas defender que a economia dos países africanos vai ser beneficiada com o aumento do peso da tecnologia.

Lucro da Sonangol não chega para distribuir dividendos ao Estado angolano

A petrolífera estatal angolana Sonangol não vai distribuir os dividendos do exercício de 2017 devido aos prejuízos acumulados de anos anteriores, que ascendiam, no final do ano passado, a mais de 2.100 milhões de euros.

Presidente de Angola não confirma saída da Sonangol da Galp e BCP

A petrolífera angolana detém uma participação de 19,5% no banco português. Na energética, a Sonangol intervém de forma indireta por via de uma parceria com Isabel dos Santos e o grupo Amorim.

Isabel dos Santos responde a João Lourenço e contesta “cofres vazios” em Angola

A empresária realça que apesar do governante ter mencionado a existência de “cofres vazios”, José Eduardo dos Santos fez questão de desmentir essas afirmações mencionado a existência de mais de 15 mil milhões de dólares.

BCP e Galp vão atrair muito interesse se Sonangol quiser sair, diz Secretário de Estado

Na véspera da primeira visita de Estado de João Lourenço a Portugal, Eurico Brilhante Dias comentou ao Jornal Económico as declarações do presidente angolano no fim de semana passado sobre a estratégia da Sonangol para alienar as participações.

Acionistas pressionam Isabel dos Santos a sair da gestão da Unitel

O equilíbrio de forças alterou-se na Unitel, a operadora que domina o mercado de telecomunicações angolano e que há muito está no centro de uma disputa entre a PT Ventures – que antes era da antiga Portugal Telecom e hoje pertence à brasileira Oi – e a empresária Isabel dos Santos.
Recomendadas

Brexit: que países serão mais atingidos por uma saída sem acordo?

O exercício é necessariamente incompleto, mas o ING, instituição financeira de origem holandesa, estudou que países vão ser mais afetados pelo Brexit. Portugal não faz parte do topo do quadro, mas ninguém sai sem alguma perturbação.

Portugal envia militares, médicos e equipa da proteção civil para Moçambique

O anúncio foi feito hoje, em Lisboa, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE), Augusto Santos Silva.

Moçambique: 30 portugueses por localizar na cidade da Beira

“Há ainda portugueses que não estão localizados: temos na embaixada 30 pedidos de localização”, referiu o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, poucas horas depois de ter chegado a Maputo, de onde seguirá num voo doméstico para a cidade da Beira.
Comentários