[weglot_switcher]

Forbes Portugal: famílias Amorim, Soares dos Santos e Silva Ribeiro lideram lista dos mais ricos

Maria Fernanda Amorim (Grupo Amorim) continua a ser a pessoa mais rica de Portugal, com uma fortuna avaliada em 4.173 milhões de euros, tendo como principais activos: Galp, Corticeira Amorim, Tom Ford e imobiliário. Mas a lista deste ano tem muitas novidades. Destaque para Luís Amaral, principal acionista da retalhista polaca Eurocash (e maior acionista do Observador).
  • 2. Alexandre Soares dos Santos e família – 3554 milhões de euros
2 Julho 2019, 16h37

A Forbes Portugal revela amanhã a lista dos Portugueses Mais Ricos. São 50 milionários com uma fortuna agregada de 24 mil milhões de euros, cerca de 12% do PIB.

O top três é liderado por três grupos familiares.

Maria Fernanda Amorim (Grupo Amorim) continua a ser a pessoa mais rica de Portugal, com uma fortuna avaliada em 4.173 milhões de euros, tendo como principais activos: Galp, Corticeira Amorim, Tom Ford e imobiliário.

Em segundo lugar surge a família Soares dos Santos (Jerónimo Martins). Alexandre Soares dos Santos tem uma fortuna avaliada em 3.554 milhões de euros. Os principais activos são a Jerónimo Martins e Walk’in Clinics.

Em terceiro lugar surge Vítor da Silva Ribeiro e família (da Alves Ribeiro). O dono da Alves Ribeiro Construção, Banco Invest e Mundicenter tem uma fortuna avaliada em 1.192 milhões de euros.

Mas a lista deste ano tem muitas novidades. Destaque para Luís Amaral, principal acionista da retalhista polaca Eurocash (e maior acionista do Observador). Em oitavo lugar na lista, Luís Amaral tem uma fortuna avaliada em 527 milhões de euros e os principais activos são a Eurocash e Stock Spirits.

José Neves surge em quarto lugar no ranking com uma fortuna avaliada em 1.010 milhões de euros, sendo que o principal ativo é a Farfetch, plataforma de e-commerce para moda de luxo.

Em quinto lugar surge Dionísio Pestana, dono do Grupo Pestana (hotéis), com uma fortuna de 681 milhões de euros.

A Maria Isabel Martins dos Santos, também acionista da Jerónimo Martins surge em sexto lugar com uma fortuna de 574 milhões de euros.

Já  Fernando Figueiredo dos Santos, também da Jerónimo Martins, surge em sétimo lugar, com uma fortuna de 529 milhões de euros.

Por seu turno Luís Vicente, do Grupo Luís Vicente e Refriango, tem uma fortuna de 525 milhões de euros e surge em nono lugar.

Em 10ª posição surge Luís Portela & família, donos do grupo Bial, com uma fortuna de 502 milhões de euros.

Fora do Top 10, destaque para Paulo Rosado, líder da Outsystems, que acumula uma fortuna acima dos 300 milhões de euros; Manuela Medeiros, fundadora e líder da Parfois, com uma fortuna de 290 milhões de euros; e para duas estrelas do mundo do desporto: Cristiano Ronaldo, dono de uma fortuna líquida de 439 milhões de euros, e o “super agente” Jorge Mendes, que através da Gestifute e de vários investimentos imobiliários acumula uma fortuna de 263 milhões de euros.

Esta é a segunda vez que a Forbes publica a lista dos Milionários de Portugal.

Diz a revista que da indústria à tecnologia, da moda ao mundo do futebol, a lista deste ano é composta por 36 homens e 14 mulheres, que são donos de fortunas líquidas acima dos 190 milhões de euros.

A maioria dos milionários nasceu rico. Quase dois terços tornaram-se milionários após herdar uma fortuna dourada.

Apenas 18 construíram fortuna a partir do zero. É o caso de José Neves, fundador e líder da Farfetch que, depois de constar no Top 10 da lista de 2018, figura na quarta posição do ranking deste ano com uma fortuna líquida avaliada em 1.010 milhões de euros.

A mesma onda de sucesso atingiu Mário Ferreira (da Douro Azul). Conhecido como o “Tubarão do Douro”, vendeu recentemente 40% da Mystic Invest Holding e, com isso, entrou de rompante para o Top 20, com uma fortuna de 354 milhões de euros.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.