Formação e mais formação. Esta é a receita das principais associações para ajudar as pequenas e médias empresas (PME) a responder ao desafio de ter melhores quadros e melhor governance. “Uma boa governança corporativa é importante porque proporciona um framework para a gestão responsável e eficaz de uma empresa, salvaguardando os interesses dos acionistas e stakeholders, promovendo um comportamento ético e contribuindo para o sucesso e a sustentabilidade globais de uma organização”, explica Filipa Pantaleão, secretária-geral do Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (BCSD, na sigla em inglês), ao Jornal Económico.
O primeiro retrato à maturidade das empresas em sustentabilidade do BCSD Portugal mostra que os temas de governance são os menos endereçados numa fase inicial, mas os que mais evoluem ao longo das etapas de maturidade, encontrando-se a par dos temas ambientais nas últimas etapas de maturidade – Comunicar, Consolidar e Coliderar.
Em vigor desde 1 de janeiro de 2024, a Diretiva de Reporte de Sustentabilidade Corporativa, a famosa CSRD tem no centro as 12 normas europeias de relato de sustentabilidade que implicam divulgações ao nível da governação, estratégia, gestão dos impactos, riscos e oportunidades e métricas e metas.
Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com