[weglot_switcher]

França alerta hospitais para “potencial grande envolvimento militar” na Europa em 2026

Uma nota do Ministério da Saúde francês, datada de 18 de julho de 2025, alertava que entre 10 mil e 50 mil soldados poderiam ser esperados nos hospitais franceses num período de 10 a 180 dias.
7 – Franca
2 Setembro 2025, 12h05

Os hospitais franceses terão recebido instruções para se prepararem para um cenário de guerra em 2026. Tal é baseado em infirmações transmitidas pelo Ministério da Saúde de França, transmitida a agências regionais de saúde, solicitando que os hospitais estejam preparados para um potencial “grande envolvimento militar” na Europa até março de 2026.

A informação tem sido avançado por publicações como o Express e o Figaro, tendo em conta as revelações feitas pela publicação satírica francesa Le Canard Enchaîne.

A publicação francesa avançou que uma nota do Ministério da Saúde, de 18 de julho de 2025, alertava que entre 10 mil e 50 mil soldados poderiam ser esperados nos hospitais franceses num período de 10 a 180 dias.

Na carta, diz o Le Canard Enchaîne, é defendido pelo Ministério da Saúde francês que no contexto internacional que se vive “é necessário antecipar” as modalidades de apoio à saúde em “situações de conflito de alta intensidade”.

O conteúdo da carta, salienta a mesma publicação, não foi desmentida pela responsável da Saúde francesa, Catherine Vautrin, que afirmou que “é perfeitamente normal que o país antecipe as crises e as consequências do que está a acontecer”. É ainda dito que este documento visa também “antecipar, preparar, e responder” às necessidades de saúde da população.

O Express diz ainda que a carta propõe ainda que se criem instalações médicas perto de portos e aeroportos de modo a que os doentes sejam rapidamente repatriados para os seus países de origem.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.