Franceses encontram microfone oculto em robô de cozinha do Lidl

Dois amigos descobriram que a versão Android do aparelho é “antiga e vulnerável a piratas” informáticos que “podem assumir o controlo do dispositivo e ouvir o que se passa pelo microfone”.

O objetivo de dois amigos franceses era instalar um vídeo jogo no robô de cozinha do Lidl, mas as suas descobertas foram além disso. Depois do desafio de amigos, Alexis Viguié e Andrien Albisetti desmancharam o ‘Monsier Cuisine Connect’ para o transformar, mas encontraram algo que não esperavam: um microfone oculto.

Outra descoberta que os dois franceses fizeram é que o sistema operativo do robô de cozinha não era atualizado desde outubro de 2017. “Não acreditamos que o Lidl tenha a vontade de nos espiar”, explicou Albisetti ao jornal espanhol ‘El País’. Embora considere que o robô funcione bem, admite que a “versão Android é antiga e vulnerável a piratas que podem assumir o controlo do dispositivo e ouvir o que se passa pelo microfone”, mas também sustenta que o risco “é limitado”.

“O acesso ao microfone e outras funções vulneráveis só é possível quando o robô está ligado, portanto é importante considerar a desativação quando não o estamos a usar”, continua Albisetti.

Por sua vez, o Lidl explica ao ‘El País’ que o microfone está desativado e que “a segurança da Monsieur Cuisine está garantida”. Este microfone foi projetado “para recursos futuros, como controlo de voz, como é o caso de outros aparelhos com características semelhantes”.

“Se o controlo de voz for ativado através de uma atualização de software, o microfone apenas pode ser ativado com o consentimento expresso do utilizador. Atualmente, apenas o uso fraudulento e malicioso do produto pode ativar o microfone”, explicou a empresa alemã à publicação espanhola.

O ‘Monsieur Cuisine Connect’ é uma versão melhorada da primeira geração do produto, que foi lançada ao público em 2016. O robô é produzido pela marca SilverCrest, e possui um ecrã sensível ao toque, podendo ainda ligar-se à internet através de wi-fi para descarregar receitas.

Este robô foi comercializado pelo Lidl em Portugal no ano passado, contando com algumas vendas, uma vez que o ‘Monsieur Cuisine’ é mais barato que a famosa Bimby.

Ler mais

Recomendadas

Acionistas da Prisa aprovam venda da TVI à Cofina

Os acionistas da empresa dona da TVI deram luz verde à venda estação de televisão e outros ativos à companhia que detém o Correio da Manhã e a CMTV, entre outros.

IGCP emite 949 milhões de euros em operação de troca para alongar prazos da dívida até 2029

Na primeira operação de troca de dívida deste ano, a instituição presidida por Cristina Casalinho adiou em oito anos o reembolso de Obrigações do Tesouro que venciam em 2021.

Novo Banco pede falência de empresa de Moniz da Maia por dívida de 375 milhões de euros

No pedido de insolvência da empresa, o banco invoca dívidas no total de 16,5 milhões de euros respetivos a um crédito concedido diretamente à empresa de Bernardo Moniz da Maia em 2009 e 358,3 milhões de euros relativos a um contrato de financiamento celebrados entre o BES e a Sogema Investments Limited, segundo o JN.
Comentários