Franceses encontram microfone oculto em robô de cozinha do Lidl

Dois amigos descobriram que a versão Android do aparelho é “antiga e vulnerável a piratas” informáticos que “podem assumir o controlo do dispositivo e ouvir o que se passa pelo microfone”.

DR

O objetivo de dois amigos franceses era instalar um vídeo jogo no robô de cozinha do Lidl, mas as suas descobertas foram além disso. Depois do desafio de amigos, Alexis Viguié e Andrien Albisetti desmancharam o ‘Monsier Cuisine Connect’ para o transformar, mas encontraram algo que não esperavam: um microfone oculto.

Outra descoberta que os dois franceses fizeram é que o sistema operativo do robô de cozinha não era atualizado desde outubro de 2017. “Não acreditamos que o Lidl tenha a vontade de nos espiar”, explicou Albisetti ao jornal espanhol ‘El País’. Embora considere que o robô funcione bem, admite que a “versão Android é antiga e vulnerável a piratas que podem assumir o controlo do dispositivo e ouvir o que se passa pelo microfone”, mas também sustenta que o risco “é limitado”.

“O acesso ao microfone e outras funções vulneráveis só é possível quando o robô está ligado, portanto é importante considerar a desativação quando não o estamos a usar”, continua Albisetti.

Por sua vez, o Lidl explica ao ‘El País’ que o microfone está desativado e que “a segurança da Monsieur Cuisine está garantida”. Este microfone foi projetado “para recursos futuros, como controlo de voz, como é o caso de outros aparelhos com características semelhantes”.

“Se o controlo de voz for ativado através de uma atualização de software, o microfone apenas pode ser ativado com o consentimento expresso do utilizador. Atualmente, apenas o uso fraudulento e malicioso do produto pode ativar o microfone”, explicou a empresa alemã à publicação espanhola.

O ‘Monsieur Cuisine Connect’ é uma versão melhorada da primeira geração do produto, que foi lançada ao público em 2016. O robô é produzido pela marca SilverCrest, e possui um ecrã sensível ao toque, podendo ainda ligar-se à internet através de wi-fi para descarregar receitas.

Este robô foi comercializado pelo Lidl em Portugal no ano passado, contando com algumas vendas, uma vez que o ‘Monsieur Cuisine’ é mais barato que a famosa Bimby.

Ler mais

Recomendadas

Azul votou favoravelmente a saída da TAP. Estado tem luz verde para a reestruturação

“Neeleman tinha a TAP na mão, com 84,2% dos direitos económicos”, recorda um ex-quadro da TAP. Mas a hipótese da nacionalização da companhia acelerou a saída dos brasileiros da Azul, que votaram favoravelmente o “adeus” à TAP esta segunda-feira, 10 de agosto, no Estado de São Paulo.

Gaia aprova intervenções em empreendimentos sociais no valor de 20 milhões de euros

“Na próxima semana já começam obras em vários”, disse esta tarde, em reunião camarária, o presidente da câmara de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, sobre um investimento que resulta de candidatura Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU).

Empresas com novo apoio à retoma recebem ajuda para subsídio de Natal em 2021

A jurista Alexandra Marcelino explicou que o trabalhador com redução de horário no âmbito do novo apoio extraordinário à retoma progressiva da atividade “tem direito a subsídio de Natal por inteiro”.
Comentários