[weglot_switcher]

Francisco Ramos é o novo presidente da comissão executiva do Hospital da Cruz Vermelha

O coordenador da ‘task force’ criada pelo Governo para gerir o plano de vacinação contra a Covid-19 passa a fazer parte do conselho de administração desta unidade hospitalar. Manuel Ferreira Teixeira, administrador do Montepio, iniciou funções como vogal esta quarta-feira.
16 Dezembro 2020, 17h34

O ex-secretário de Estado Adjunto e da Saúde e coordenador da task force criada pelo Governo para gerir o plano de vacinação contra a Covid-19, Francisco Ventura Ramos, é o novo presidente da comissão executiva do Hospital da Cruz Vermelha (HCV).

O administrador hospitalar, economista especializado em organização, gestão e financiamento de serviços de saúde e presidente do conselho diretivo do grupo hospitalar dos três IPO (Coimbra, Lisboa e Porto) inicia funções esta quarta-feira, dia em que se realizou a Assembleia Geral da sociedade gestora do HCV.

Já o antigo governante Manuel Ferreira Teixeira, presidente da comissão de auditoria do Montepio, foi nomeado vogal executivo do conselho de administração. Manuel Ferreira Teixeira foi secretário de Estado da Saúde do ex-ministro Paulo Macedo, secretário de Estado do Orçamento, diretor geral da Contabilidade Pública, diretor geral do Orçamento, presidente do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social e presidente da Administração Central do Sistema de Saúde. É administrador não executivo do Montepio, nomeado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML).

Na segunda-feira, a SCML informou que adquiriu 55% do capital do Hospital da Cruz Vermelha e está encarregue da recapitalização da sociedade que gere esta unidade hospitalar, bem como do “desenvolvimento a curto prazo de um programa de reestruturação da atividade operacional”. A Santa Casa irá também, mais tarde, comprar as restantes ações do capital social que são detidas pela Parpública (45%) e pequenos acionistas (0,03%).

A restante equipa do board é constituída pelo médico Donato Ramos, presidente da Associação de Socorros Mútuos João de Deus e vogal do conselho de administração da APM-RedeMu, pela investigadora Catarina Baptista, administradora hospitalar e vogal da direção da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares e pelo gestor Carlos Rodrigues da Silva, nomeado pela Parpública.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.