A Frente Cívica pediu ao Presidente da República a demissão do Governo depois das polémicas no caso Galamba que levaram o ministro a demitir-se mas o primeiro-ministro a não aceitar a demissão. “O pedido foi feito em reação à nota da Presidência da República, na qual Marcelo Rebelo de Sousa mostrou a sua discordância quanto à postura de António Costa face à crise no Governo”, escreve a Frente Cívica em comunicado.
Invocando as palavras do Presidente da República, o qual discorda da posição do primeiro-ministro “quanto à leitura política dos factos e quanto à perceção deles resultantes para os portugueses” relativamente “ao prestígio das instituições, a Frente Cívica pede que Marcelo Rebelo de Sousa convoque o Conselho de Estado para a demissão do Governo.
A associação nota que o próprio primeiro-ministro reconheceu que os incidentes que envolveram João Galamba são “deploráveis”, mas que “o comportamento ‘deplorável’ que ocorreu no Ministério das Infraestruturas não configura para o primeiro-ministro uma situação suficientemente grave para a exoneração do ministro”. Com isto, a associação crítica António Costa, depois do primeiro-ministro ter criticado as ações de Galamba mas não ter aceite a sua demissão.
“Esta actuação choca os portugueses e configura, em nosso entender, um irregular funcionamento das instituições”, evidencia em comunicado.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com