[weglot_switcher]

Fricon escolhe tecnologia da IFS para impulsionar crescimento em 130 países

A IFS, fornecedora global de soluções de gestão empresarial, anunciou hoje um acordo estratégico com a Fricon que reforça a sua posição de destaque no setor industrial da Península Ibérica. Luís Ferreira, Diretor de Operações da Fricon, destaca que a escolha da IFS Cloud é o motor para consolidar o crescimento da marca nos mercados externos.
23 Janeiro 2026, 14h55

A Fricon fabricante português líder de equipamentos de refrigeração, com presença em mais de 130 países, escolheu a IFS Cloud para unificar e otimizar a gestão das suas operações globais, substituindo assim os seus sistemas anteriormente utilizados.

A multinacional tecnológica foi assim a parceira escolhida pela líder portuguesa de refrigeração para unificar operações globais e substituir sistemas legacy por uma plataforma única de Inteligência Artificial Industrial. A plataforma IFS Cloud vai, desde modo, sustentar o plano de expansão internacional e modernização tecnológica da Fricon.

Com um volume de vendas superior a 36 milhões de euros em Portugal, a Fricon encontra-se num momento de transformação focado na eficiência energética e na automação e revela que a implementação da IFS Cloud permitirá à empresa substituir os seus antigos sistemas fragmentados por uma infraestrutura única, integrando áreas críticas como Produção, Supply Chain, Finanças, Recursos Humanos e CRM.

A solução permitirá à Fricon não só ganhar agilidade na tomada de decisões em tempo real, mas também responder às crescentes pressões regulatórias e ambientais. Através da plataforma, a empresa terá total rastreabilidade do ciclo de vida do produto e dados integrados para o cumprimento de requisitos de sustentabilidade (ESG).

A IFS é um fornecedora global de soluções de gestão empresarial, e o acordo estratégico com a Fricon reforça a sua posição de destaque no setor industrial da Península Ibérica.

Fazio Flotta, Diretor Comercial da IFS para Espanha e Portugal, esta parceria “reforça o nosso posicionamento na indústria transformadora e demonstra que a nossa proposta de Inteligência Artificial Industrial responde às necessidades reais das empresas que operam globalmente”.

O processo de transição será assegurado pela Timestamp, parceiro de canal da IFS, que traz a sua experiência em projetos de transformação industrial para garantir a mitigação de riscos na substituição dos sistemas legacy.

“Sentimos a necessidade de adotar uma plataforma capaz de nos acompanhar nos próximos anos, respondendo com eficiência e dados concretos aos nossos desafios”, afirma Luís Ferreira, Diretor de Operações da Fricon, destacando que a escolha da IFS Cloud é o motor para consolidar o crescimento da marca nos mercados externos.

“Com este movimento, a IFS reafirma o seu compromisso com o ecossistema industrial português, posicionando-se como o parceiro tecnológico de eleição para as empresas ibéricas que procuram liderar a transição digital e a eficiência operacional em 2026”, conclui.

 


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.