A Câmara Municipal do Funchal anunciou a abertura das candidaturas para as Bolsas de Criação Artística. O Funchal passa também a integrar o projeto europeu Island Connect. Estão disponíveis seis bolsas de criação no valor de cinco mil euros.
“Os projetos selecionados deverão ser desenvolvidos no Funchal durante dois meses e incluir, no mínimo, dois momentos de interação com a comunidade local”, referiu o município.
As bolsas apoiam o desenvolvimento de projetos nas áreas das artes visuais, artes performativas e escrita.
As candidaturas começaram a 2 de janeiro e terminam a 30 de março, e podem ser submetidas na plataforma cmfonline através de um formulário próprio.
A presidente da Câmara do Funchal, Cristina Pedra, destacou que a aposta do executivo passa por dar prioridade aos artistas locais.
“Nós temos muitos valores artísticos e artistas no nosso Funchal e este executivo tem feito uma aposta clara em dar prioridade aos artistas locais. Cultura é uma forma de viver, não é algo esotérico que não seja percecionado e que a comunidade não possa e deva ser envolvida”, disse a autarca.
O Funchal passa também a estar integrado no projeto europeu Island Connect, que “promove a mobilidade artística e permite a participação em residências de artes performativas” em várias capitais europeias.
“Pela primeira vez, na área da cultura, iremos integrar uma oportunidade para os artistas, um programa de residências de artes performativas do Island Connect, que integra uma rede europeia de residências artísticas e que permite a mobilidade entre diversas capitais da Europa”, disse Cristina Pedra.
Este programa vai permitir que um artista local do Funchal participe em duas residências artísticas: na instituição DOMINO, em Zagreb, Croácia, de 1 a 14 de junho, e no Centro Irlandês do Novo Circo, em Limerick.
“Durante as quatro semanas da residência, o participante receberá 600 euros por semana, num total de 2.400 euros, com todas as despesas de deslocação, alojamento e refeições garantidas pelo projeto”, salientou o município.
Cristina Pedra incentivou à participação dos artistas neste programa europeu.
“É uma boa forma de vivenciarem outras experiências internacionais que seguramente são fundamentais para o próprio currículo dos artistas”, disse a autarca.
As candidaturas ao programa Island Connect decorrem até 14 de janeiro e podem ser efetuadas no endereço islandconnect.eu.
“Os candidatos devem apresentar o projeto a ser desenvolvido na residência, currículo, carta de motivação e portfólio. Os projetos associados ao tema da insularidade terão prioridade”, referiu a Câmara do Funchal.
“Além disso, o artista selecionado por um júri composto por elementos da Câmara Municipal do Funchal, da Croácia e da Irlanda, irá ainda beneficiar ainda de um laboratório-SpringLab em Tenerife que irá acontecer de 30 de março a 5 de abril de 2025. Este laboratório é um intensivo de formações”, acrescentou o município.
Cristina Pedra destacou o papel que o município tem tido no apoio aos artistas.
“Estamos empenhados na missão pública de fazer da cultura uma forma de vida. O objetivo não é apenas financiar os projetos, mas também capacitar os artistas, profissionalizar as artes, oferecendo oportunidades diferenciadoras para o desenvolvimento do seu trabalho”, disse a autarca.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com