[weglot_switcher]

Fundão vai receber nova solução digital de fidelização e recompensas

“O projeto, conduzido em parceria com a Câmara Municipal do Fundão e com o apoio de investigação da Nova SBE, utiliza tecnologia blockchain para garantir transparência, rastreabilidade e confiança entre todos os participantes, e foi desenvolvido no âmbito da Agenda Mobilizadora Blockchain.PT, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência”, refere a Celfocus, que desenvolveu a solução.
2 Fevereiro 2026, 13h18

O Fundão foi o local escolhido para testar uma nova solução digital de fidelização e recompensas desenvolvida pela Celfocus.

“O projeto, conduzido em parceria com a Câmara Municipal do Fundão e com o apoio de investigação da Nova SBE, utiliza tecnologia blockchain para garantir transparência, rastreabilidade e confiança entre todos os participantes, e foi desenvolvido no âmbito da Agenda Mobilizadora Blockchain.PT, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência”, refere a Celfocus.

Esta solução já foi testada em contexto real com cerca de 20 comerciantes locais e 170 utilizadores, e permite “recompensar os consumidores pelas compras efetuadas nos estabelecimentos aderentes, permitindo-lhes usar os pontos acumulados livremente” em qualquer loja participante.

Esta plataforma de fidelização foi desenhada para ultrapassar as limitações dos programas tradicionais, muitas vezes fragmentados e de baixo impacto para o consumidor. Ao basear-se em blockchain, elimina-se a necessidade de reconciliação entre parceiros e garante-se a imutabilidade dos registos, reforçando a confiança e a credibilidade do sistema”, explica a Celfocus.

Já a autarquia do Fundão salienta que o projeto representou uma “oportunidade de incentivar” a digitalização do comércio local, “disponibilizando aos comerciantes uma ferramenta simples para gerir campanhas, definir estratégias de marketing e atrair” novos clientes.

Quanto à Nova SBE participou no desenho do modelo económico e social de incentivos, estudando o impacto do programa na economia local. “O objetivo foi criar um sistema onde todos ganham ao longo do tempo — consumidores, comerciantes e entidades promotoras — através de um equilíbrio entre vantagens económicas e volume de transações”, refere a Celfocus.

“Este projeto representa uma oportunidade única para testar, no terreno, uma solução digital pensada para revitalizar o comércio tradicional, incentivar a economia local e aproximar comerciantes e consumidores. O Fundão atua, mais uma vez, como território-piloto para o teste e implementação de soluções baseadas em tecnologia blockchain, reforçando o percurso que o Município do Fundão tem vindo a consolidar, com um ecossistema de inovação robusto, colaborativo e preparado para acolher novas ideias, talento e projetos tecnológicos, contribuindo para o desenvolvimento económico e social do território”, disse o presidente da Câmara Municipal do Fundão, Miguel Gavinhos.

O Program Director da Celfocus, Daniel Timóteo, referiu que o objetivo foi “transformar” um modelo tradicional de pontos e descontos num “verdadeiro” ecossistema de valor partilhado, assente na confiança e na transparência.

“Acreditamos que a tecnologia pode ser uma ponte entre pessoas, negócios e comunidades, criando impacto económico real e duradouro”, acrescentou Daniel Timóteo.

A Celfocus encontra-se agora a preparar a disponibilização comercial da plataforma, que “já despertou interesse de municípios, grupos empresariais e grandes marcas que procuram renovar” os seus sistemas de fidelização.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.