Galp, EDPR e CTT impulsionam PSI 20 em dia de quedas na Europa

O principal índice da bolsa de Lisboa encerrou a negociação em alta, contrariando a tendência de perdas que se registou entre as principais praças europeias.

O PSI 20 encerrou esta terça-feira no ‘verde’, contrariando a tendência de perdas que se registou entre as principais praças europeias.

“Os principais índices de ações europeus encerraram na sua maioria em baixa, pese embora a indicação do Zew Survey de que as expectativas dos profissionais de mercado registaram uma melhoria em janeiro. O índice nacional foi exceção às quedas, impulsionado por GALP, CTT e EDPR”, salienta o analista de mercados do Millennium bcp, Ramiro Loureiro.

Na Europa, o índice pan-europeu Stoxx 50 caiu 0,20% enquanto o Stoxx 600 perdeu 0,19%.

O espanhol Ibex 35 liderou as quedas, perdendo 0,67%, seguindo-se o francês CAC 40, que desvalorizou 0,33% e o Dax alemão, que cedeu 0,24%. Já o britânico FTSE 100 recuou 0,11%.

Por cá, o PSI 20 subiu 0,35%, para 5.077,21 pontos, num dia com nove subidas, sete quedas e duas inalteradas (Novabase e REN).

O principal índice nacional foi impulsionado pelos ganhos da EDP Renováveis, que valorizou 1,51%, para 23,50 euros por ação, e pela subida de 1,94% da Galp, para 9,23 euros por ação.

Destaque para os CTT que lideraram os ganhos, subindo 3,42%, para 2,57 euros por ação.

No universo EDP, no dia em que Miguel Stilwell d’Andrade foi confirmado como CEO do grupo, a EDP perdeu 0,82%, para 5,32 euros por ação.

À exceção da Pharol, que tem pouco peso no PSI 20, as quedas foram inferiores a 1%. Ainda assim, nota de destaque para a desvalorização de 0,93% dos títulos do BCP, que encerraram a negociar nos 12,82 cêntimos por ação.

Nas matérias-primas, o petróleo prossegue a tendência de subida. O Brent avança 2,41%, para 56,07 dólares e o WTI ganha 1,41%, para 53,10 dólares.

Ler mais

Relacionadas

Oficial. Acionistas elegem Miguel Stilwell para liderar EDP até 2023

Miguel Stilwell de Andrade vai liderar a maior empresa da bolsa de Lisboa nos próximos três exercícios. Há 20 anos na elétrica, os acionistas escolheram um gestor da casa e português para suceder à liderança de 15 anos de António Mexia.

Miguel Stilwell vai ganhar o mesmo que Mexia até à próxima assembleia geral da EDP

O novo conselho de administração executivo do grupo EDP vai manter os mesmos salários até 14 de abril de 2021, quando tiver lugar a assembleia geral anual de acionistas.

PSI 20 acompanha Europa em alta. BCP impulsiona a praça nacional

O PSI 20 ganha 0,53%, para os 5.084,81 pontos, em linha com as principais praças europeias. Os investidores otimistas para o discurso da da secretária do Tesouro norte-americano (Fed), Janet Yellen.
Recomendadas

Lucro líquido da Berkshire Hathaway de Warren Buffett caiu 48% em 2020

“No ano passado, demonstramos o nosso entusiasmo pelos ativos da Berkshire ao recomprar o equivalente a 80.998 ações “A”, gastando 24,7 mil milhões de dólares no processo. Essa medida aumentou a vossa posição em todos os negócios da Berkshire em 5,2% sem exigir que tocassem na carteira”, escreveu o ‘oráculo de Omaha’, na carta anual enviada aos acionistas.

PremiumLagarde e Powell permitem inflação pontual

As autoridades monetárias pretendem continuar com a sua política acomodatícia apesar de “pontuais” subidas da inflação pós-pandemia.

Nasdaq foi o único a ‘verde’ no fecho da sessão em Wall Street

Amazon, Apple, Microsoft e Alphabet fecharam com ganhos. Já as ações da Beyond Meat – a marca que revolucionou a indústria ao criar alimentos vegan com sabor a carne – subiram 1,30% para 145,62 dólares, depois de ter anunciado um acordo com a McDonald’s e a Yum!Brands.
Comentários