[weglot_switcher]

Gap adquire startup de inteligência artificial do portefólio da Sonae (com áudio)

Eduardo Piedade, CEO da Sonae IM, considera que “enquanto investidores, esta operação é muito positiva, pois permite validar a nossa tese de investimento”.
6 Outubro 2021, 08h00

A Gap, empresa americana de vestuário, adquiriu a CB4, empresa de desenvolvimento de software de inteligência artificial (IA), que representou um exit da Sonae IM, o braço de investimento tecnológico do grupo multinacional Sonae.

Sobre a aquisição o CEO da CB4, Yoni Benshaul, sublinhou que “a IA da CB4 ajuda a aumentar as vendas e a melhorar as experiências dos clientes. Ao juntarmo-nos à Gap Inc., estou entusiasmado por ver como a nossa equipa pode ter um impacto ainda mais amplo e profundo à escala global da empresa”.

O software da CB4 utiliza machine learning, uma forma de executar algoritmos que criam de modo automático modelos de representação de conhecimento com base num conjunto de dados. O objetivo de utilizar esta ferramenta será identificar a elevada procura de produtos específicos nas lojas.

De acordo com a Gap, “quando um produto não consegue vender a níveis de procura previstos, a CB4 envia um alerta sobre o problema ao gestor de loja e sugere formas de o corrigir. Esta solução gera aumentos entre 0,5% e 2% em novas vendas líquidas, melhor experiência do cliente e maior capacidade de encontrar produtos.

Por sua vez, Eduardo Piedade, CEO da Sonae IM, considera que “enquanto investidores, esta operação é muito positiva, pois permite validar a nossa tese de investimento”.

Segundo o CEO da Sonae IM, a empresa viu “potencial na equipa da CB4, na tecnologia disruptiva, e na abordagem inovadora a um problema muito relevante do sector do retalho”. “Acompanhámos de perto uma evolução substancial nos últimos dois anos, e ficamos orgulhosos por ver um dos principais retalhistas do mundo a desejar integrar esta solução no core do seu negócio”, afirmou Eduardo Piedade.

Em comunicado divulgado esta quarta-feira, a empresa americana destacou que: “O investidor português participou na ronda de financiamento série B de 16 milhões de dólares, em 2019, ao lado de nomes de peso a nível mundial, como a Octupus Ventures, a Sequoia Capital e a Pereg Ventures, pelo potencial e impacto da tecnologia nos retalhistas”.

“A operação, liderada pelo departamento de crescimento estratégico da Gap Inc., surge no âmbito da estratégia da empresa de investir em tecnologia para impulsionar o crescimento e inovação que tenham impacto em todo o seu portefólio de marcas. A CB4, reconhecida pela CB Insights como sendo uma das 100 empresas de tecnologia aplicada ao retalho mais promissoras do mundo, em fevereiro de 2021, tem-se destacado por permitir apoiar novas vendas e garantir a
satisfação de mais clientes. A equipa da CB4 será integrada no grupo”, explicou a GAP.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.