[weglot_switcher]

Google é a marca mais valiosa do mundo, diz a WPP

BrandZ, o ranking anual das 100 marcas mais valiosas do mundo lançado pela consultora do Grupo WPP, tem como líderes empresas tecnológicas. A Google ocupa o primeiro lugar.
6 Junho 2017, 12h11

Chamam-lhes as “Fearsome Five” e são as cinco marcas mais valiosas da indústria tecnológica. E também as cinco mais valiosas do mundo, de acordo com o ranking anual BrandZ, publicado pela Kantar Millward Brown, a consultora do Grupo WPP.

Google, Apple, Microsoft, Amazon e Facebook conseguem os cinco primeiros lugares de um ranking onde a chinesa Tencent, detentora da app Weixin [Nós Conversamos, em tradução literal], entrou pela primeira vez no top 10, fruto dos mais de 800 milhões de utilizadores ativos da sua app de conversação.

Este ranking anual, baseado numa combinação de milhões de entrevistas feitas a consumidores e na performance financeira das empresas por trás das marcas, dá às Fearsome Five um valor de mercado de 892 mil milhões de dólares (cerca de 793 mil milhões de euros), um quarto do total das 100 empresas listadas.

Entre estas, a Google é a mais valiosa. Avaliada em 245 mil milhões de dólares (cerca de 217 mil milhões de euros), bate a Apple (208 mil milhões €) pelo segundo ano consecutivo. As duas empresas disputam a liderança há vários anos, com a Google a triunfar entre 2007 e 2010, dando lugar à Apple, que liderou este ranking entre 2011 e 2013, e depois em 2015.

A Amazon, cujas ações ultrapassaram pela primeira vez os mil dólares na semana passada, foi a marca que maior valorizou, com o gigante do comércio eletrónico – foi a que mais faturou em 2016 – a ver a sua cotação subir 41%.

Mas a marca que mais subiu no ranking foi a Adidas, que registou um aumento de 58% no seu valor de mercado (7,3 mil milhões de euros), alimentado por parcerias com celebridades como o cantor Kanye West e a antiga estrela de futebol, David Beckham.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.