O Governo prevê que a dívida pública possa ficar abaixo dos 100% do Produto Interno Bruto (PIB) no ano de 2025. Esta estimativa foi revelada na conferência de imprensa sobre o Programa de Estabilidade 2023-2027 (PdE) apresentado esta segunda-feira pelo ministro das Finanças, Fernando Medina.
“Prosseguiremos uma trajetória da redução da dívida pública estimando que consigamos atingir um valor inferior a 100% do PIB no ano de 2025, conseguindo antecipar em um ano esse objetivo tão importante”, referiu o ministro das Finanças.
O ministro das Finanças considerou que as razões para que este objetivo seja atingido fundam-se fundamentalmente na proteção do país, das famílias, assegurar custos de financiamento mais baixos e também a dimensão dos impactos muito relevantes que a fatura com juros vai ter nos próximos anos.
Fernando Medina salientou que a projeção anterior no Orçamento de Estado era para um valor na casa dos 110% do PIB, mas que agora “esse valor diminui com as novas projeções relativamente ao deflator do PIB e relativamente ao crescimento económico para 107%”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com