O Governo avisou esta terça-feira que existe um “risco real de cheias” no país ao longo desta semana.
A tempestade Joseph provocou níveis elevados de precipitação e queda de neve em Portugal, sobretudo nas regiões Norte e Centro”, disse hoje a ministra do Ambiente no Parlamento.
Como resultado, “existe um risco real de cheias a Norte do Mondego e na bacia do Tejo ao longo desta semana”.
Maria da Graça Carvalho garantiu que o Governo está a “acompanhar em permanência a evolução desta situação”, em articulação com a Agência Portuguesa do Ambiente [APA], para desencadear os meios de resposta adequados em caso de necessidade.
O presidente da APA já tinha dito na segunda-feira que vai entrar “muita água, muita chuva” no país esta semana.
“A frente vai entrar pelo Atlântico e vai trazer muita chuva quer para o Mondego, quer para o Vouga. Estou muito preocupado com Águeda que sofre muito com as descargas dos rios, mas também com o Douro, a zona da foz do Douro, [Vila Nova de] Gaia, o Porto, mas também muito o [rio] Tâmega, portanto, Amarante e Chaves, sem esquecer a Régua”, disse Pimenta Machado à “Agência Lusa”.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou em alerta vermelho, por agitação marítima, os distritos de Braga, Coimbra, Aveiro, Beja, Leiria, Lisboa, Viana do Castelo, Setúbal, Faro e Porto durante o dia de quarta-feira.
Sob aviso laranja, devido à queda de neve, estão os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo e Castelo Branco
Devido ao vento, também foram emitidos avisos para todos os distritos de Portugal continental, à exceção de Bragança.
É esperada queda de neve nos pontos mais altos da serra da Estrela e também na serra de São Mamede.
Já o vento vai soprar do quadrante oeste com rajadas de 95-100 km/h; já nas terras altas as rajadas atingem 110-120 km/h nas terras altas.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com