O Governo vai disponibilizar, a partir de sexta-feira, 275 Espaços de Cidadão e 12 carrinhas móveis nos concelhos afetados pelo mau tempo em Portugal continental para ajudar a população no acesso aos apoios, anunciou esta quinta-feira o primeiro-ministro.
Numa declaração na residência oficial em São Bento, em Lisboa, após a reunião semanal do Conselho de Ministros e depois de se reunir com o Presidente da República, Luís Montenegro realçou que há “muitos portugueses” que têm dificuldades nesta altura, por várias razões, de aceder a estas plataformas ‘online’, “portanto têm de ter a adequada ajuda”.
“Neste momento, já temos disponível uma plataforma para o acesso aos apoios aprovados no passado domingo. Toda a informação relevante está disponível no ‘site’ apoioscalamidade.gov.pt”, indicou Luís Montenegro.
Para facilitar o acesso à plataforma ‘online’, até porque ainda há população sem energia elétrica e falhas de comunicações, o Governo vai mobilizar, a partir de sexta-feira, “275 Espaços de Cidadão e 12 carrinhas móveis” para os concelhos afetados, que estarão a trabalhar “conjuntamente com as autoridades locais, as juntas de freguesias, as câmaras municipais, as instituições sociais, voluntários que se têm juntado”.
O objetivo, segundo o primeiro-ministro, é ajudar todas as pessoas que têm dificuldade de acesso à plataforma ‘online’ a poderem reportar a sua situação “de forma rápida e expedita”, no sentido de usufruírem das ajudas “mais imediatas” do Governo, que já estão disponíveis.
Luís Montenegro realçou que o Governo aprovou no domingo um pacote global de apoio de cerca de 2,5 mil milhões de euros para ajudar as zonas afetadas pelo mau tempo em Portugal continental.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com