Uma sondagem feita pela Aximage para o DN, JN e TSF, divulgada esta quinta-feira, 21 de setembro, revela que 62% dos portugueses é da opinião que o Governo “não fez o suficiente para se aproximar das reivindicações dos professores”. Apenas 28% respondem consideram que sim.
Da mesma forma, a maior parte dos inquiridos – 45% – disse concordar com as greves convocadas para este início do ano letivo. Apesar do apoio significativo, ele é inferior quando comprado com os 65% que afirmavam aprovar a contestação em fevereiro, refere o DN. São os abaixo de 50 anos os portugueses que mais apoiam o protesto.
A pergunta do Barómetro confrontava os inquiridos com o diploma que o Governo classifica de “acelerador da carreira” e que irá permitir, segundo o ministro da Educação, João Costa, que mais de 60 mil professores consigam chegar ao topo da carreira e que foi inicialmente vetado pelo Presidente da República, depois promulgado após a introdução de alterações.
Todos os sindicatos, com destaque para a Fenprof, contestam o diploma, por não permitir a recuperação de nenhum dia congelado e criar novas disparidades.
O trabalho de campo decorreu entre 14 e 18 de setembro de 2023.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com