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Governo prepara mais de mil ações de promoção de empresas em 76 mercados

Cecretário de Estado da Internacionalização disse que 2018 tem sido um “ano fantástico na contratualização de investimento direto estrangeiro”, com Portugal praticamente a duplicar o valor, comparando com 2017.
31 Outubro 2018, 20h37

O secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, anunciou hoje a preparação e desenvolvimento de mais de mil ações de promoção de empresas portuguesas em 76 mercados estrangeiros em 2019.

O governante falava aos jornalistas após a reunião trimestral do Conselho Estratégico para a Internacionalização da Economia (CEIE), que também serviu para abordar o ‘Brexit’ (saída do Reino Unido da União Europeia), e foi presidida pelo primeiro-ministro, António Costa, na residência oficial do chefe do Governo, no Palácio de São Bento, Lisboa.

“Preparámos aquilo que é a nossa promoção externa em 2019 e apresentámos um conjunto de iniciativas em 76 mercados diferentes. São mais de 1.010 ações de promoção externa do país em 2019, cruzando AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) e associações empresariais de forma multissetorial e com um esforço muito importante de valorizar a ‘marca Portugal’ e aumentar a escala da promoção externa”, disse, sobre os planos de promoção e de capacitação para a internacionalização.

No CEIE estão representados o executivo português, a AICEP e representantes de diversas organizações do setor empresarial privado.

“Temos um plano de capacitação muito orientado às pequenas e médias empresas, onde já temos mais de 135 ações de capacitação orientadas aos temas da internacionalização e mercados externos. Estamos a trabalhar bem em conjunto com o objetivo central de em meados da próxima década ter um peso das exportações de 50% do Produto Interno Bruto (PIB)”, continuou Brilhante Dias.

Segundo o secretário de Estado da Internacionalização, 2018 tem sido um “ano fantástico na contratualização de investimento direto estrangeiro”, com Portugal praticamente a duplicar o valor, comparando com 2017, para aproximadamente mil milhões de euros.

Sobre o ‘Brexit’, além das “oportunidades” originadas pelas “dificuldades” do processo, Brilhante Dias garantiu que estão a ser prestados “informação” e “apoio” às empresas portuguesas no mercado britânico, com a duplicação do valor da promoção externa de bens e serviços portugueses para cinco milhões de euros e a inclusão de mais 550 empresas num mercado para onde já exportam perto de 3.800 empresas lusas, o quarto maior destino comercial de Portugal.

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