[weglot_switcher]

Greenvolt entra no negócio da geração de energia renovável na Grécia (com áudio)

A entrada neste mercado resulta de uma parceria com o Globalsat-Teleunicom Group e visa explorar o elevado potencial da geração distribuída de energia renovável neste mercado.
7 Março 2023, 11h18

A Greenvolt anunciou que dá mais um passo no seu plano de expansão no mercado europeu com a entrada no mercado grego e com a criação da Greenvolt Next Greece.

A entrada neste mercado resulta de uma parceria com o Globalsat-Teleunicom Group e visa explorar o elevado potencial da geração distribuída de energia renovável neste mercado.

A Greenvolt Next Greece assenta a sua atividade no desenvolvimento de projetos de geração de energia através de painéis solares fotovoltaicos, para autoconsumo, mas também na criação e gestão de comunidades de energia e na gestão de uma rede de postos de carregamento para veículos elétricos. “As soluções de geração distribuída contribuirão para a descarbonização da economia grega, mas também reforçarão a competitividade das empresas gregas através da redução das suas faturas energéticas”, salienta a companhia.

A empresa de energias renováveis diz que com esta parceria reforça “o seu posicionamento como um dos principais players no mercado europeu”.

“A entrada na Grécia materializa a presença da Greenvolt Next Holding (subholding do Grupo Greenvolt) em novas geografias, elevando para quatro o número de países (Portugal, Espanha, Polónia e, agora, Grécia) em que disponibiliza as suas soluções de geração distribuída de energia obtida a partir de fontes renováveis”, refere a empresa liderada por João Manso Neto.

“A entrada no mercado grego é um passo fundamental para a afirmação do grupo na geração de energia de fontes renováveis e, sobretudo, através da geração distribuída, que será cada vez mais um fator crítico para a sustentabilidade e diversificação do mix de energia na Europa. Com o objetivo de acelerar o seu desenvolvimento contamos com o Globalsat-Teleunicom Group, um dos grupos económicos de maior crescimento da Grécia com profundo conhecimento do mercado”, diz na nota João Manso Neto, CEO da Greenvolt.

O comunicado detalha que, “no âmbito do REPower EU, a Grécia está a fazer uma forte aposta no desenvolvimento das energias renováveis, através de múltiplas tecnologias, tirando partido do elevado número de horas de irradiação solar do País” e que o Governo grego conta ter uma capacidade instalada de produção de energia obtida a partir de fontes renováveis de 28 GW (gigawatts), sendo esta acompanhada da meta de alcançar os 7GW de capacidade de armazenamento.

“A Greenvolt Next Greece quer tirar partido das novas tecnologias, bem como as oportunidades decorrentes da transformação digital, alterando a forma como a energia é produzida, consumida e compartilhada no mercado grego”, refere no comunicado Rúben Carvalho, Managing Director da Greenvolt Next Greece.

A par da geração distribuída, onde conta com mais de 100 MW instalados e em projetos de autoconsumo de energia solar fotovoltaica e cerca de 30 MW (megawatts) em comunidades de energia renovável, o grupo é promotor de projetos eólicos e solares fotovoltaicos de larga escala em vários mercados, com um pipeline de 6,7 GW. Gera também energia a partir de biomassa residual, lembra a Greenvolt.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.