A Ei! Assessoria Migratória, uma empresa portuguesa focada na prestação de serviços para a comunidade migratória ou em mobilidade profissional, vai abrir um novo escritório em Toronto, no Canadá, uma expansão que ocorre numa altura em que aumenta o número de imigrantes canadianos e norte-americanos em Portugal.
A empresa sublinha, em comunicado, que este ‘salto’ para Toronto acontece também numa fase em que, desde a tomada de posse de Donald Trump, as relações comerciais entre os EUA e o Canadá se “deterioram bastante”, o que começa a afetar as pretensões das pessoas oriundas daquele país de “forma expressiva”. Tendo apoiado e concluído processos de cerca de 1.400 americanos e canadianos a mudarem-se para Lisboa, Porto, Algarve e Braga desde 2019, a Ei! Assessoria Migratória vê no contexto atual uma oportunidade de crescer naquele mercado.
“Se por um lado, mais americanos viram-se hoje para o nosso país por temerem o efeito de algumas das políticas do governo de Trump ou por simplesmente discordarem da sua linha política, por outro, os canadianos preocupam-se com o aumento dos preços depois da aplicação das tarifas da nova administração norte-americana”, assinala Gilda Pereira, CEO da Ei!.
O novo escritório em Toronto vai permitir à empresa portuguesa apoiar os clientes de “forma mais próxima e personalizada”. “Sobretudo, numa altura em que estão a lidar com os efeitos diretos desta guerra comercial.”, reforça a responsável, citada no comunicado.
O interesse de norte-americanos e canadianos por Portugal tem aumentado com o passar dos anos e crescido neste momento de turbulência internacional. A segurança do país, a saúde pública gratuita, a simpatia das pessoas e o bom clima são as características mais mencionadas por estes imigrantes, segundo a Ei! Assessoria Migratória.
A imposição de tarifas por parte da administração norte-americana tem sido gradual mas a partir de sexta-feira, dia 4, abrange todo o tipo de produtos provenientes do Canadá. Essa imposição de tarifas terá como resposta, por exemplo, uma sobretaxa sob a eletricidade que é exportada a partir de Ontário para vários Estados norte-americanos. O Canadá e o México são os países mais atingidos pela guerra comercial de Donald Trump, mas afetam também a União Europeia. Esta quarta-feira, dia 2, marca o início daquilo que o presidente norte-americano classificou como Dia da Libertação, que ditará o novo paradigma na relação comercial do mundo com os EUA e lança o mundo numa incerteza pior do que aquela que se viveu nos anos da pandemia de Covid-19.
Criada em 2014, a Ei! Assessoria Migratória apoia quem quer imigrar ou emigrar, ajudando na obtenção de vistos e documentação portuguesa, na abertura de conta bancária e de atividade económica ou na inserção na vida e sociedade portuguesa. Ao longo da última década, a empresa prestou este tipo de serviços a mais de 10 mil clientes individuais e empresariais. As nacionalidades mais representadas entre os seus clientes são a norte-americana, a britânica, a brasileira e a canadiana.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com