[weglot_switcher]

Há 34 famílias interessadas por cada casa para arrendar

Comparativamente ao mesmo período de 2023, o número de contactos por anúncio diminuiu 33%, quando recebiam, em média, 51 contactos, de acordo com uma análise de dados divulgada pelo Idealista.
Margarida Grossinho
15 Abril 2024, 08h59

Os anúncios de casas para arrendar no Idealista receberam, em média, 34 contactos no primeiro trimestre de 2024 antes de serem retirados. Isto traduz-se numa redução de 33% do número de contactos por anúncio face ao mesmo período do ano passado, quando recebiam, em média, 55 contactos.

De acordo com uma análise de dados realizada pelo Idealista, a cidade onde os anúncios receberam mais contactos no primeiro trimestre foi Leiria, com uma média de 48 contactos. Segue-se Portalegre (45), Santarém (43), Setúbal (41), Faro (40), Évora (36), Braga (35), Bragança (34), Lisboa (33) e Coimbra (30).

Já as cidades que receberam menos contactos, em média, foram Beja (17), Guarda (20), Funchal (23), Ponta Delgada (25) e Porto (25).

“Estes números revelam que a pressão de contactos por anúncio de casas para arrendar continua a ser elevada apesar de ter diminuído no primeiro trimestre do ano. O que não indica que haja menos famílias a procurar casa para arrendar, mas sim que há mais imóveis disponíveis no mercado, como já tínhamos referido anteriormente, indicando que a oferta de imóveis no mercado de arrendamento aumentou 55% em 2023”, afirma Ruben Marques, porta-voz do Idealista, no comunicado divulgado esta segunda-feira.

A procura mantém-se apesar do aumento de 16,2% nas rendas em Portugal no último ano, com os “preços a continuarem elevados e fora do alcance da maioria dos portugueses”, conclui.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.