A cidade do Porto deverá ter 800 imigrantes indianos sem documentação para trabalhar, de acordo com denúncia do presidente da Associação Solidariedade Imigrantes, Timóteo Macedo, em declarações à imprensa esta segunda-feira, numa concentração de imigrantes asiáticos contra a política migratória portuguesa que decorre em Lisboa.
Mais de uma centena de imigrantes asiáticos concentraram-se esta manhã em frente à Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), em Lisboa, para contestar a falta de respostas das autoridades portuguesas e exigir direitos iguais para todos.
“Direitos iguais para todos”, “somos todos legais”, “não mais espera” e “residência para todos” são algumas das frases gritadas pelos imigrantes asiáticas na manifestação promovida pela Associação Solidariedade Imigrante.
Em declarações aos jornalistas, o presidente da associação, Timóteo Macedo, criticou o acordo assinado recentemente entre o Estado português e as entidades patronais para a contratação nos países de origem, conhecido como via verde, dizendo que desta forma os trabalhadores vão ficar “escravizados e nas mãos dos patrões”.
Em declarações anteriores à agência Lusa, o presidente da associação referiu que têm recolhido muitas queixas de imigrantes do Bangladesh, Nepal, Paquistão e Índia. “[Aqueles] que o Estado português não quer aceitar”, adiantou.
Imigrantes, a maioria de origem asiática, contestam esta segunda-feira “a discriminação e falta de respostas da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), que está a suspender a vida de milhares”.
A iniciativa conta com o apoio da associação de imigrantes Solidariedade Imigrante, que ouviu as queixas de imigrantes do Bangladesh, Nepal, Paquistão e Índia, e manifesta o descontentamento das pessoas contra as alterações legais em Portugal, que eliminou as manifestações de interesse, um recurso jurídico que permitia a legalização de estrangeiros apenas com visto turístico.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com