[weglot_switcher]

“Há uma grande expectativa quanto ao incremento e aos ganhos que a I.A. pode trazer”

Consultora Mercer ouviu mais de 12 mil executivos no estudo “Global Talent Trends”. Maioria acredita no potencial da Inteligência Artificial, mas teme dificuldade de adaptação das equipas.
15 Março 2024, 18h00

Os executivos de topo consideram que a Inteligência Artificial (IA) pode ser um fator-chave para o aumento da produtividade mas a maioria dos colaboradores pode ter dificuldade em acompanhar esta transformação.

A conclusão é da mais recente edição do estudo “Global Talent Trends” que ouviu mais de 12 mil executivos, líderes de recursos humanos, colaboradores e investidores a nível mundial. Margarida Teixeira Santos, senior associate de Career na Mercer Portugal, em entrevista ao JE, considera que este indicador é importante para perceber as expectativas relativamente ao que a IA pode trazer ao nível da produtividade e como pode ser a resposta dos trabalhadores a essa disrupção.

Questionada sobre as conclusões deste estudo, a propósito dos executivos acreditarem que a IA vai aumentar a produtividade dos colaboradores (mas também que a tecnologia está a avançar mais rapidamente do que a capacidade de reconversão dos colaboradores), esta responsável avança que “o estudo aponta para a importância que a produtividade vai assumir nos próximos tempos e há aqui uma grande expectativa relativamente também ao incremento e aos ganhos que a IA pode pode trazer”.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.