[weglot_switcher]

Habitação. “Em 2022 conseguimos ajudar 1.259 famílias”, revela Moedas

“Conseguimos ajudar essas famílias não só atribuído habitações às famílias, mas também ajudando as famílias a pagarem a sua renda”, explicou Moedas.
23 Fevereiro 2023, 13h01

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Carlos Moedas, anunciou, esta quinta-feira, que em 2022 a autarquia conseguiu ajudar 1259 famílias em matérias de habitação.

“Em 2022 conseguimos ajudar 1.259 famílias, um número que não acontecia desde 2010”, anunciou Carlos Moedas durante conferência de imprensa.

“Conseguimos ajudar essas famílias não só atribuindo habitações às famílias, mas também ajudando as famílias a pagarem a sua renda porque as soluções não podem ser apenas de construir, temos também ajudar as famílias”, acrescentou.

Moedas destacou também as “mil habitações” que pretende construir e os “343 milhões em PRR [Plano de Recuperação e Resiliência] até 2026”. “Portanto, esta capacidade de concretização estas mil que estão a ser feitas, elas vão continuar a ser feitas no futuro”, destacou.

No que diz respeito à colaboração dos privados, Carlos Moedas enalteceu que “não contribuem se não tiverem rentabilidade”. “Nós tínhamos um modelo em que, no fundo, os privados contribuíam, mas viam que não tinham qualquer retorno”, referiu, acrescentando que o modelo de concessões terá de ser revisto. “Vamos fazê-lo para Benfica e para o Parque das Nações”, informou Moedas.

Relativamente ao pacote apresentado pelo Governo na semana passada, Moedas, que há dias disse que a CML não tinha sido consultada, agora diz que as medidas “parecem transmitir à população que o estado central pode resolver tudo”: “Isso não é verdade nem pode ser verdade”.

“Temos de passar de uma lógica de centralização para uma lógica de participação. Creio que esse é o grande poder da nossa visão na Câmara Municipal”, considerou.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.