[weglot_switcher]

Iberdrola procura sócio para 700 milhões de euros em renováveis nos EUA

A empresa basca de energia procura cimentar a sua posição no mercado norte-americano com uma série de investimentos e operações até 2025, onde se insere este projeto de 700 megawatts eólicos.
10 Julho 2023, 10h04

A Iberdrola está à procura um sócio maioritário para uma carteira de 700 megawatts eólicos a construir entre este ano e 2025 nos EUA, onde pretende afirmar-se ainda mais numa altura em que ocupa já o terceiro lugar no que respeita ao sector da energia gerada por vento naquele país.

O objetivo da operação, explica o “El Economista”, é vender cerca de 60% deste projeto, retendo os restantes 40% através da Avangrid, a subsidiária da empresa espanhola no mercado norte-americano. Esta percentagem maioritária está avaliada em 700 milhões de euros.

O projeto inclui-se na estratégia de médio-prazo da Iberdrola para crescer na maior economia do mundo, onde detém já uma carteira de 8.600 megawatts renováveis, entre eólico e solar, e 19 mil megawatts convencionais. Além deste parque que pretenderá alienar 60%, a empresa basca tem um plano de rotação de dois mil milhões de euros de ativos e pretende ainda um sócio para o seu maior parque eólico offshore, o Kitty Hawk.

A Iberdrola tem ainda previstos vários investimentos chave até 2025 para cimentar a sua presença nos EUA e América do Norte, como a fusão com a norte-americana PNMR ou a construção de uma ligação elétrica entre os EUA e o Canadá.

A empresa energética procura ainda firmar parcerias estratégias na região, fazer uso das subvenções atribuídas pelo Governo federal no âmbito das medidas de mitigação dos efeitos da inflação e construir novos parques eólicos, sobretudo ao largo da costa norte-americana.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.