O Centro Nacional de Sementes Florestais (CENASEF), em Amarante, foi alvo de obras de modernização, num investimento de 650 mil euros, avança em comunicado o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
A obra foi inaugurada esta quarta-feira, 6 de dezembro, e “permitirá aumentar a capacidade de processamento de sementes do centro em pelo menos 50%”, avança o instituto.
Atualmente, o CENASEF faz a colheita e processamento de 5 toneladas de sementes folhosas por ano de 60 espécies diferentes e de 17 toneladas de sementes de resinosas de 20 espécies.
“Em média, o centro comercializa anualmente 3.200 quilos de sementes folhosas e 2.200 kg de sementes resinosas todos os anos, sendo a espécie mais procurada o pinheiro-bravo, Pinus Pinaster”, lê-se no comunicado.
O CENASEF – Centro Nacional de Sementes Florestais é o serviço do Ministério do Ambiente e Ação Climática responsável pela recolha, processamento e distribuição de sementes florestais em Portugal continental, estando integrado na Rede Florestal do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. Localiza-se no Parque Florestal de Amarante, freguesia de Cepelos, ocupando uma área de cerca de 6.800 metros quadrados.
A inauguração contou com a presença do secretário de Estado da Conversação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino, do presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar, do presidente do ICNF, Nuno Banza, entre outros convidados.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com