O Centro Nacional de Sementes Florestais (CENASEF), em Amarante, foi alvo de obras de modernização, num investimento de 650 mil euros, avança em comunicado o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
A obra foi inaugurada esta quarta-feira, 6 de dezembro, e “permitirá aumentar a capacidade de processamento de sementes do centro em pelo menos 50%”, avança o instituto.
Atualmente, o CENASEF faz a colheita e processamento de 5 toneladas de sementes folhosas por ano de 60 espécies diferentes e de 17 toneladas de sementes de resinosas de 20 espécies.
“Em média, o centro comercializa anualmente 3.200 quilos de sementes folhosas e 2.200 kg de sementes resinosas todos os anos, sendo a espécie mais procurada o pinheiro-bravo, Pinus Pinaster”, lê-se no comunicado.
O CENASEF – Centro Nacional de Sementes Florestais é o serviço do Ministério do Ambiente e Ação Climática responsável pela recolha, processamento e distribuição de sementes florestais em Portugal continental, estando integrado na Rede Florestal do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. Localiza-se no Parque Florestal de Amarante, freguesia de Cepelos, ocupando uma área de cerca de 6.800 metros quadrados.
A inauguração contou com a presença do secretário de Estado da Conversação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino, do presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar, do presidente do ICNF, Nuno Banza, entre outros convidados.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com