A inflação anual da zona euro deverá ser de 2,4% em abril. A estimativa foi apresentada esta terça-feira pelo Eurostat, que significa um comportamento estável em relação ao mês anterior, caso a taxa se confirme.
Entre as principais componentes da inflação nos países da moeda única, antecipa-se que os serviços apresentem a taxa anual mais elevada no quarto mês deste ano: 3,7%. Mesmo assim, fixar-se-á ligeiramente abaixo dos 4% registados em março.
De acordo com o organismo de estatísticas da União Europeia, seguem-se os produtos alimentares, álcool e tabaco (2,8%, acima dos 2,6% em março) com os preços mais elevados, depois bens industriais não energéticos (0,9%, abaixo dos 1,1% em março) e energia (-0,6%, o que compara com -1,8% de março).
Em Portugal, o INE estima que a taxa de inflação homóloga tenha sido de 2,2% em abril, menos 0,1 pontos percentuais do que em março, e que o indicador de inflação subjacente (que exclui produtos alimentares não transformados e energéticos) tenha descido para 2% este mês, comparativamente aos anteriores 2,5%.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com