[weglot_switcher]

Investidores “às escuras” e à defesa face a guerra comercial provocada por Trump

Com as bolsas a negociar no “vermelho”, os especialistas da BA&N Research Unit consideram que na base deste sentimento está o facto dos investidores se sentirem “às escuras” com o que aí vem.
2 Abril 2025, 09h40

O plano de Donald Trump para aplicar tarifas recíprocas e que deverá lançar o mundo numa autêntica guerra comercial, mereceu esta quarta-feira uma análise dos especialistas da BA&N Research Unit. Com as bolsas a negociar no “vermelho”, estes especialistas consideram que na base deste sentimento está o facto dos investidores se sentirem “às escuras” com o que aí vem.

“Os mercados acionistas globais estão a negociar no vermelho, com os investidores “às escuras” sobre o plano que Donald Trump vai anunciar esta quarta-feira para aplicar tarifas recíprocas e pode provocar uma revolução no comercial global e lançar o mundo para uma guerra comercial com
impacto negativo no crescimento económico e na inflação”, destacam estes analistas.

A Casa Branca revelou esta terça-feira que as taxas vão ter efeito imediato e não reagiu a uma notícia do Washington Post que dava conta que o objetivo passa por aplicar uma tarifa generalizada de 20% sobre todos os produtos importados de todo os países.

Assim, com uma incerteza tão elevada sobre o conteúdo do plano de Trump, “os investidores estão a jogar à defesa, num movimento de fuga ao risco que volta a penalizar as ações. As bolsas europeias marcam perdas próximas de 1%, quase anulando a recuperação robusta registada na véspera. Os futuros de Wall Street apontam para uma abertura em queda, depois de esta terça-feira os índices norte-americanos terem fechado pouco alterados. As praças asiáticas também negociaram com variações contidas e sem direção definida.

“Os outros ativos também estão a ser condicionados pela incerteza relacionada com as tarifas recíprocas. A yield das obrigações norte-americanas a 10 anos segue estável (4,17%) depois de três sessões a aliviar”, realça a BA&N.

Os economistas têm vindo a rever em baixa as projeções para a economia norte-americana devido à incerteza po lítica crescente nos EUA. O anúncio de hoje terá a vantagem de trazer maior visibilidade sobre as intenções de Trump, mas os economistas avisam que a turbulência pode até agravar-se se os parceiros comerciais dos Estados Unidos retaliarem de forma agressiva, dando origem uma escalada na
guerra comercial que incrementará a volatilidade nos mercados financeiros.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.