[weglot_switcher]

Investiu na Nvidia antes do ‘boom’? Retorno superou 17 mil euros em cinco anos

O que significa um investimento em bolsa na Nvidia? Algum dinheiro, se considerarmos um retorno de 1.700% para um investimento de mil dólares em abril de 2019, que aproveitou o impulso pandémico da Inteligência Artificial.
22 Abril 2024, 18h11

Que a Nvidia é a gigante dos chips ninguém tem dúvidas; que 2023 foi um ano fantástico para a tecnológica muito menos. A empresa liderada por Jensen Huang terminou o ano com o galardão de melhor performance do índice S&P500, garantindo um ganho de 236% ao longo de 2023.

Mostrando que não vai ficar para trás, a gigante tecnológica já adicionou mais de um bilião de dólares à sua capitalização de mercado no primeiro trimestre. Ou seja, em apenas três meses, cresceu mais 15% que o ano passado inteiro. Ora, só no ano passado, a fabricante norte-americana de semicondutores acrescentou 880 mil milhões de dólares ao seu valor de mercado, subindo dos 359 mil milhões de janeiro para superar os 1,1 biliões de dólares em dezembro.

Uma análise do Stocklytics.com mostra que os preços atingidos pelos títulos da cotada deram um retorno quase sem paralelo aos investidores.

“Assumindo que um investidor comprou mil dólares de ações da Nvidia em abril de 2019, teria adquirido 22 títulos a 46 dólares. Desde então, o preço da Nvidia disparou mais de 18 vezes e atingiu os 846 dólares na semana passada. Isso significa que o investimento de mil dólares há cinco anos se transformou em 18.200 dólares”, explica Jastra Kranjec da Stocklytics.

Parece pouco? São 17.097 euros, quase o valor de entrada (10%) para uma casa de 200 mil euros. Ou então algum dinheiro para reinvestir.

No fundo, e feitas as contas, trata-se de um aumento significativo de 1.700% do retorno do investimento inicial. Este retorno é muito mais significativo do que as outras gigantes tecnológicas. A Stocklytics analisou o preço de outras seis empresas de tecnologia: Tesla, Microsoft, Amazon, Apple, Meta e Alphabet.

A Tesla registou o segundo maior retorno do investimento em cinco anos, na ordem dos 723%, menos de metade do retorno do primeiro lugar. A Microsoft registou um retorno de 244,3% e a Apple de 240,5%, enquanto a dona do Facebook reviu o retorno em 181,8%, a Alphabet em 154,7% e a Amazon com 92,5%.

Terceira maior empresa de ‘tech’ mundial

Com o valor de mercado a disparar significativamente, a Nvidia não teve escolha e tornou-se a terceira maior empresa tecnológica por capitalização de mercado. Isto tudo no prazo de cinco anos, e claramente aproveitando o boom da Inteligência Artificial.

Esta segunda-feira, e passadas duas horas da abertura das negociações em Wall Street, a Nvidia conta com uma capitalização de mercado de 1,95 biliões de dólares, um valor que chegou aos 2,1 biliões de dólares a semana passada. As ações da empresas estão a subir 2,18% para 778,60 dólares pelas 16h30 desta segunda-feira.

O crescimento, que muitos apelidam de impressionante, fez com que a Nvidia superasse a capitalização bolsista da Amazon, da dona da Google e também da Meta. Ainda assim, a empresa fundada e liderada por Jensen Huang mantém-se atrás da Microsoft e da Apple.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.