[weglot_switcher]

Iscte capacita quadros de empresas e administração pública para lidar com dados

Preparar profissionais para entender como se trabalha com dados, desde a recolha até à preparação da informação é o objetivo de Introdução à Ciência de Dados. Programa é financiado pelo PRR e inscrições decorrem até 7 de janeiro.
5 Janeiro 2026, 07h00

Os dados e os algoritmos moldam a maior parte das decisões e previsões de empresas e organizações. Ensinar a trabalhar com o chamado petróleo do século XXI é o que promete o curso de Introdução à Ciência de Dados que o Iscte vai lançar em janeiro de 2026.

O curso vive de métodos práticos concretos para perceber como trabalhar com dados em todas as etapas: organizar informação, evitar erros e distorções, respeitar as regras de proteção de dados e traduzir resultados em conclusões. Ao longo da formação, serão apresentados casos práticos focados em decisões do dia a dia das empresas e das instituições.

Podem candidatar-se profissionais da administração pública, das empresas e do sector social, licenciados ou estudantes de licenciaturas em áreas não CTEAM – Ciências, Tecnologias, Engenharias, Artes e Matemática.

As inscrições decorrem até 7 de janeiro e as aulas arrancam a 22. Para chegar a profissionais de todo o país, o Iscte irá formar à distância e em horário pós-laboral, facilitando a frequência fora dos grandes centros urbanos e permitindo a conciliação com o trabalho. Existem 28 vagas.

“Embora introdutória, esta formação oferece uma visão abrangente de todas as facetas essenciais da Ciência de Dados, tal como é aplicada diariamente por entidades públicas, empresas e organizações”, explica Ana Almeida, investigadora e docente do Iscte, responsável pela coordenação científica da formação.

Os dados são chave num mundo em transformação digital e um trunfo para quem os usa. “O reforço de competências permitirá evitar erros, aumentar a privacidade dos dados e melhorar o desempenho profissional de cada participante”, acrescenta a coordenadora.

Este curso de curta duração complementa o portefólio da oferta do Iscte em Ciência de Dados. Primeira universidade em Portugal a lançar uma licenciatura, a instituição integrou de forma transversal ferramentas de análise, consolidação e visualização de dados nos planos de estudo de todos os seus cursos e escolas.

Introdução à Ciência de Dados é oferecida pela Iscte-Meta Digital e pela Escola de Tecnologias e Arquitetura, no âmbito do Programa Impulso Adultos financiado pelo PRR – Recuperar Portugal.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.