A bolsa de Lisboa foi de encontro aos ganhos que se observaram nas mais importantes bolsas europeias na sessão de segunda-feira, ao adiantar-se 0,12%, até aos 6.220,71 pontos. O sentimento positivo estendeu-se aos principais mercados europeus, mas foi mais expressivo lá fora.
Lucros da Galp Energia crescem 18% para 718 milhões de euros até setembro
Entre os ganhos mais acentuados, a liderança é da Greenvolt, que avançou 2,70%, até aos 6,28 euros por título, ao mesmo tempo que a Navigator subiu 2,30%, para os 3,742 euros. Seguiu-se a Altri, com uma valorização de 1,93%.
Por outro lado, os títulos da Galp marcaram o dia pelas negociações em terreno negativo, na sequência de a empresa revelar as contas respeitantes ao terceiro trimestre. O lucro da petrolífera subiu 18%, mas tal animou os investidores. Também a contribuir para as perdas da Galp estiveram os preços praticados no mercado petrolífero, já que o barril de crude registava uma quedas para lá de 3% quando terminou a sessão.
Os títulos da petrolífera tombaram 1,28%, para 14,29 euros, ao mesmo tempo que a EDP Renováveis derrapou 1,14% e ficou-se pelos 14,68 euros. A perda mais acentuada foi das ações da Jerónimo Martins, na ordem de 2,26%, até aos 21,66 euros.
Entre os principais índices europeus, Espanha foi protagonista da maior subida, em 1,12%. Seguiu-se o Reino Unido, que avançou 0,45%, ao passo que França somou 0,42%. Logo atrás, o índice agregado Euro Stoxx 50 ganhou 0,35%, ao passo que Itália encaixou 0,20% e a Alemanha deu um salto de 0,17%.
A beneficiar o sentimento vivido pelos investidores estiveram dados revelados hoje por algumas das economias europeias. A economia alemã terá escorregado menos que apontavam as expetativas, no terceiro trimestre, ao passo que a inflação no mesmo país em outubro foi inferior ao estimado, assim como aconteceu em Espanha.
De referir que, após o fim da sessão de segunda-feira, o BCP reportou um aumento de 382% nos lucros, até aos 650,7 milhões de euros. Assim sendo, a reação dos investidores só será conhecida esta terça-feira, a partir da abertura dos mercados.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com