[weglot_switcher]

Joana Vasconcelos: A responsabilidade social é uma “atitude transformadora”

“Quanto mais criadores, mais massa crítica há, mais evolução acontece”. Quem o diz é Joana Vasconcelos, a artista plástica cuja acutilância anda de mão dada com a vontade de fazer a diferença na vida daqueles que ainda estão a construir o seu caminho no universo das Artes. Da responsabilidade social ao estado do mercado global de arte, a conversa fluiu ao ritmo da caneta da artista sobre um dos seus inconfundíveis cadernos.
26 Setembro 2021, 13h00

Joana Vasconcelos Artista plástica

Entramos no ateliê e o olhar voa até uma enorme fatia de bolo, que repousa placidamente no canto direito, no rés do chão do edifício. Não é comestível, mas não seria desdenhada por Gargântua ou Pantagruel. Surpreende a ausência de cor. Mas prende a retina pelas gárgulas e querubins que nos devolvem o olhar, impávidos ou sorridentes.

Estamos perante uma ínfima amostra do “Bola da Noiva”, encomenda de Lord Rothschild, a edificar em Waddesdon Manor, Inglaterra, e que será apresentada ao público no próximo ano. Uma peça de 12 metros revestida a azulejos Viúva Lamego. Quatro andares absolutamente gourmands, onde os visitantes poderão penetrar, desfrutar do espaço interior e alcançar o topo, para aí “darem o nó”. Literalmente.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.