O matemático Jorge Buescu é o vencedor do Grande Prémio Ciência Viva 2024, pelas “centenas de artigos científicos e publicações” sobre “a importância da matemática no ensino e na sociedade”, anunciou hoje a promotora em comunicado.
Os Prémios Ciência Viva reconhecem intervenções de mérito excecional na divulgação científica e tecnológica em Portugal, de acordo com uma seleção feita pelos representantes das instituições científicas associadas da Agência Ciência Viva.
Jorge Buescu é professor do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e vice-presidente da Sociedade Europeia de Matemática.
“Destacamos a sua participação na iniciativa “Tardes da Matemática, organizada pela Ciência Viva, em colaboração com a Sociedade Portuguesa da Matemática, e no Encontro com Cientistas em Escolas Ciência Viva de vários pontos do país”, refere a instituição científica.
A Lusa avança que na categoria Educação, o prémio foi para a associação Native Scientists, que promove em Portugal e em outros países europeus a alfabetização científica de crianças carenciadas, e na categoria Media o prémio foi para o programa e podcast sobre alterações climáticas “A escala do clima”, transmitido pela rádio Antena 1, com o jornalista Francisco Sena Santos e o geofísico Filipe Duarte Santos.
Desde 2012 que estes prémios são entregues anualmente durante a semana da Ciência e da Tecnologia, sempre no Dia Nacional da Cultura Científica, estabelecido a 24 de novembro de 1996 em homenagem ao professor, poeta e divulgador de ciência Rómulo de Carvalho, que nasceu neste dia.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com