[weglot_switcher]
1267734
Em Foco

Quase 60% dos jovens prefere descida no preço das casas do que um aumento salarial

Dados do estudo da Century 21 Portugal indicam que 42,3% dos jovens da Área Metropolitana de Lisboa optavam por um aumento no salário e 57,7% uma descida no preço das casas, enquanto na Área Metropolitana do Porto, 43,1% prefere uma subida no salário e 56,9% uma quebra no preço da habitação.

Atualidade

Pinto Luz questiona legalidade da subida das taxas da ANA

O ministro das Infraestruturas e da Habitação quer avaliar se o objetivo da ANA de erguer o novo aeroporto é legal e sublinhou a intenção de fazer o IVA da construção baixar para 6%. Ouvido na Comissão de Economia e Obras Públicas, no parlamento, reconheceu que vender 49% da TAP é uma possibilidade.

FC Porto quer eliminar Roma para ganhar 1,7 milhões e chegar aos “oitavos”

De 1,7 milhões para 11 milhões (prémio pago na Liga dos Campeões) vai uma grande distância mas ainda assim, o FC Porto quer manter-se na Liga Europa. Tem melhor avaliação de mercado que o adversário mas a fatura salarial é bem mais baixa que a dos romanos.

Madeira: Líder do Chega defende que Parlamento Regional cedeu documento a deputada sem a sua autorização

O Chega Madeira já disse que pretende mover um processo em tribunal contra a Assembleia da Madeira por violação de dados. O Parlamento Regional reage com naturalidade à pretensão da força partidária e diz que documento que identifica ex-esposa de deputado da Assembleia da República como assessora foi solicitado pela deputada do Chega, Magna Costa. Esta nega, enquanto o líder do Chega Madeira rejeita acusações de Magna Costa e diz que o Parlamento não deveria ter acedido ao pedido de documentação feito pela deputada sem a autorização do líder parlamentar.

CIO da Square AM antecipa que 2025 será ano de “mais investimento dos fundos imobiliários”

Na sua primeira entrevista desde que se tornou, em setembro de 2024 o chief investment officer (CIO) da Square AM, Nuno Nunes, aborda também a influências que as taxas de juro e a inflação têm na performance da gestora de ativos imobiliários, a filosofia por detrás da escolha dos investimentos e dos inquilinos, e ainda como o sector tem procurado tirar proveito da inovação.

Família Nabeiro é a 31.ª mais rica de Portugal

Os descendentes de Rui Nabeiro, dois filhos e mulher, estão à frente do Grupo Nabeiro, que conta com a marca Delta Cafés.

Conferência de Segurança de Munique sob o signo do distanciamento dos EUA

Começa na sexta-feira a Conferência de Segurança de Munique – que mais uma vez decorre sob o signo dos desentendimentos entre os dois lados do Atlântico. O vice-presidente, JD Vance, está encarregado de gerir as hostilidades.

José Santana Pereira: “Não ganhamos muito em ver ministros a fazer coreografias”

O professor de Ciência Política no Iscte e FLAD Visiting Professor na Universidade Brown, nos Estados Unidos, analisa a importância da rede social Tik Tok na comunicação política. E sublinha: “o meio e as suas tentações não se devem sobrepor ao conteúdo, a política é conteúdo”.

Ricardo Rio: Braga é “um dos grandes motores do desenvolvimento económico a nível nacional”

O crescimento demográfico da cidade é outro ponto de orgulho para o presidente da autarquia bracarense. Desde 2012 até 2024, mais de 20.000 pessoas chegaram a Braga, o que representa cerca de 10% da população atual. “Fomos o concelho no país que mais cresceu em termos demográficos”, afirmou, revelando que, em média, a cidade tem criado cerca de 2.000 postos de trabalho por ano.

Vice-reitora da Universidade do Porto pede às empresas: “Falem connosco”

A academia, sendo um local de produção e transmissão de conhecimento, é um dos veículos mais seguros para o sector empresarial português subir na cadeia de valor global e ultrapassar muitas das barreiras ao seu crescimento e afirmação, defendeu Joana Resende no encerramento da Rota do Crescimento.

Mão-de-obra, sistema fiscal, burocracia e licenciamentos: entraves ao crescimento das empresas não mudam

As dificuldades para as empresas crescerem mantêm-se, levando os empresários a alguma frustração, sobretudo pela vontade de alguns políticos de mudar a situação, mas sem resultados práticos.

Bernardo Maciel: “Existem ferramentas para estimular fusões e parcerias estratégicas”

Braga recebe o primeiro evento da Rota do Crescimento, um novo projeto do Jornal Económico, que irá reunir decisores políticos, associações e empresários, para discutir os apoios às pequenas e médias empresas, neste percurso que une várias cidades do país.

Jorge Domingues, CEO do grupo IBG: “sucesso é coragem, atrevimento e empreendedorismo”

Oriundo do setor da construção, o grupo nasceu em plena crise mas cresceu de forma muito rápida, para ganhar um músculo notável em termos de faturação. Com a internacionalização a responder pelo sucesso.

“Confiança é o fator fundamental para haver investimento”, afirma diretor-geral da Sabseg

Fernando Rocha defende que a confiança é aquilo que as empresas mais querem atualmente e aponta a retenção do talento como uma das principais dificuldades do setor.

InvestBraga lança o site Vitral: uma janela escancarada para o mundo

O primeiro evento da Rota do Crescimento, um novo projeto do Jornal Económico, ‘estacionou’ em Braga. E é dali que a InvestBraga, a sétima melhor incubadora da Europa, lança um site que é a radiografia da região. Destinada a todos, mas especialmente aos investidores.

PME e a luta desigual na jornada de sustentabilidade

Filipa Saldanha, diretora de Sustentabilidade do Crédito Agrícola, foi convidada a analisar os desafios do ESG (ambiental, social e de governance) na primeira sessão do ciclo de conferências “Rota do crescimento”, organizado pelo Jornal Económico (JE), que teve lugar em Braga, esta quarta-feira.

Incubadora da Lusófona lança concurso de empreendedorismo e inovação com apoio da CGD

Concurso destina-se a empreendedores com mais de 18 anos, residentes em Portugal, com projetos que envolvam novas unidades de negócio, produtos, serviços ou processos organizacionais. Candidaturas abrem dia 17 de fevereiro.

Ministros da UE reunidos de emergência para debater relações comerciais com EUA

O anúncio de tarifas norte-americanas sobre o aço e alumínio, incluindo oriundas da UE, não passará sem resposta europeia, garantiram vários líderes do bloco na terça-feira, que se reuniram de emergência para debater a relação com a maior economia do mundo.

Angola tem a 12.º inflação média anual mais elevada do mundo

Apesar de ter fechado o ano com uma inflação de 27,5% – atingiu um pico de 31,1% em julho a nível nacional e chegou aos 42,9% em Luanda, a tendência é de abrandamento no ano corrente. Mas o que poderá invertê-la? Wilson Chimoco, economista e coordenador do curso de Economia na Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica de Angola (UCAN), traçou vários cenários numa análise para o JE.

Mercados

Bolsas europeias sobem apesar de inflação acelerar nos EUA

Os investidores mostraram otimismo, apesar dos dados que mostram que a inflação acelerou na economia mais forte do mundo em janeiro, limitando as opções da Fed em matéria de política monetária. Esta quinta-feira, há espaço para dados da inflação na economia mais forte da zona euro, a Alemanha.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta quinta-feira

Em dia de resultados de várias empresas dos mais diversos setores, o BCE publica o Boletim Económico de Inverno, sabendo-se que o mercado procurará sinais do que poderá ser a política monetária a partir do segundo trimestre, bem como de mais indicações sobre onde vê o staff do banco a taxa neutra nesta nova realidade económica.

Opinião

A tokenização LEGAL de activos financeiros na UE

Em 2025, quando aparecerem os primeiros fornecedores dos três tipos de activos financeiros tokenizados permitidos pelo regime piloto, só os serviços financeiros devidamente licenciados podem ser considerados seguros.

Sustentabilidade: o travão americano e a aceleração chinesa

Pouco ou nada tem sido referido nos media sobre o facto de a China estar a trabalhar no conceito geopolítico de “civilização ecológica” há quase 20 anos. Um pilar da sua narrativa que estabelece o objetivo de neutralidade carbónica até 2060.

A nova agenda internacional

Parecendo improvisar, Donald Trump está a tomar decisões programadas e refletidas. A improvisação faz parte da sua imagem de marca, do decisor capaz de, em pouco tempo, revirar o mundo.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.