[weglot_switcher]

Kremlin diz que Zelensky está a cometer um “erro fatal” ao tentar forçar um acordo de paz

Zelenskiy disse ao Conselho de Segurança das Nações Unidas na terça-feira que a guerra entre a Rússia e a Ucrânia não poderia ser acalmada apenas com negociações e que Moscovo deve ser forçada à paz.
25 Setembro 2024, 15h57

A Rússia disse, esta quarta-feira, que o plano do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky para forçar a Rússia a um acordo de paz  foi um “erro fatal” e que teria consequências para Kiev, segundo a “Reuters”.

Zelenskiy disse ao Conselho de Segurança das Nações Unidas na terça-feira que a guerra entre a Rússia e a Ucrânia não poderia ser apaziguada apenas com negociações e que os russos têm que sentir-se obrigados a aceitar um acordo de paz.
A resposta a estas declarações chegou, pela voz do porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, que disse: “Tal posição é um erro fatal. Este é um profundo equívoco que inevitavelmente terá consequências para o regime de Kiev”.
Peskov disse que a Rússia quer a paz, mas a questão não pode ser forçada. “Uma posição com base na tentativa de forçar a Rússia à paz é um erro absolutamente fatal, porque é impossível forçar a Rússia à paz”, acrescentou. “A Rússia é uma defensora da paz, mas com a condição de que os fundamentos da sua segurança sejam garantidos”.
Em junho, Putin disse que a Rússia deixaria de alimentar a guerra na Ucrânia somente se Kiev concordasse em abandonar as suas ambições de se juntar à NATO e em entregar a totalidade das quatro regiões reivindicadas por Moscovo, exigências que Kiev rapidamente rejeitou por serem equivalentes à rendição.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.