[weglot_switcher]

Lagarde sinaliza provável revisão em alta das projeções do BCE em dezembro

“Nos últimos exercícios de projeções, melhorámos as nossas previsões”, afirmou Lagarde esta quarta-feira. “Suspeito que tenhamos de fazer o mesmo novamente em dezembro”, dada a resistência acima do esperado da economia europeia.
epa12258710 European Central Bank (ECB) President Christine Lagarde addresses a press conference following the meeting of the ECB Governing Council in Frankfurt am Main, Germany, 24 July 2025. EPA/RONALD WITTEK
10 Dezembro 2025, 11h47

O Banco Central Europeu (BCE) pode vir a rever em alta as suas projeções macro em dezembro, face a uma resistência acima do esperado da economia europeia no atual contexto de elevada incerteza e tensões comerciais globais, sinalizou a presidente Christine Lagarde.

A confirmar-se, seria a segunda revisão em alta depois de em setembro o banco central ter subido as suas expectativas de crescimento para este ano. À altura, a projeção para o avanço do PIB da zona euro saltou de 0,9% para 1,2%.

“Nos últimos exercícios de projeções, melhorámos as nossas previsões”, afirmou Lagarde esta quarta-feira num evento realizado pelo ‘Financial Times’. “Suspeito que tenhamos de fazer o mesmo novamente em dezembro”.

Os investidores têm olhado para a política monetária europeia com uma probabilidade crescente de novas subidas no próximo ano, dada uma economia da moeda única mais forte do que era antecipado. Após as palavras de Lagarde, as taxas implícitas de mercado subiram, sugerindo uma probabilidade estimada de nova subida de 25 pontos base para próximo de 50%.

A presidente do BCE repetiu também a ideia de que a política monetária europeia está “numa boa posição”, reforçando a noção dos investidores de que não haverá mexidas nos juros até final do ano. O banco central volta a reunir a 17 e 18 de dezembro na última reunião do ano.

RELACIONADO

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.