O mercado tem estado animado no que às emissões preferenciais emitidas pelos bancos portugueses diz respeito. Até agora, emitiram este tipo de dívida, o Crédito Agrícola, o Banco Montepio, o Novobanco, o BCP e a Caixa Geral de Depósitos. Até agora a CGD fez a emissão com melhor pricing.
Ao cabo de demasiadas horas de silêncio, o presidente francês mandou emitir um comunicado em que dá a conhecer um pedido para que Sébastian Lecornu, primeiro-ministro demissionário, se mantenha como negociador – ninguém sabe de quê. Vai agora enfrentar um impeachment. Socialistas estão disponíveis para formar governo.
O novo governador do Banco de Portugal, Álvaro Santos Pereira, defendeu também a importância das reformas estruturais para promover o crescimento da economia portuguesa, e salientou a importância da redução do endividamento, que no setor não financeiro ainda está em 290% do PIB.
Caderno de encargos dos agricultores para o próximo Orçamento do Estado inclui isenções fiscais para os primeiros cinco anos de atividade, para estimular a renovação geracional e o emprego agrícola, e isenções de IRS e Segurança Social no trabalho suplementar até 200 horas. Há ainda propostas sobre o IVA do presunto e do toucinho e apelos a uma “verdadeira simplificação dos licenciamentos aplicáveis ao setor agrícola”.
As negociações no Egito para acabar com a guerra em Gaza – e que terão de passar num primeiro momento pela libertação sem reservas dos reféns – ainda não estão fechadas e os analistas confirmam que pode demorar. Apesar de tudo, há uma esperança.
Meio de transporte tem tido um forte crescimento na Região. Entre 2019 e 2024 a afluência de passageiros aos teleféricos na Madeira cresceu em mais de 500 mil enquanto as receitas são superiores em mais de 7,5 milhões de euros.
“Em 2025, prevê-se que o PIB não petrolífero cresça 4,5%, o que representaria a taxa de crescimento mais elevada em mais de uma década. Esta previsão baseia-se nas melhorias esperadas na execução orçamental para 2025, nos últimos dados disponíveis sobre o comércio e na análise dos indicadores disponíveis sobre o PIB”, pode ler-se no documento.
Os mercados incorporaram de imediato o risco político em França e os investidores já estão a tratar a segunda maior economia da zona euro como um “emissor periférico”, o que impacta no financiamento das empresas, destaca o economista António José Duarte ao JE.
Campeão da Europa por Portugal em 2016, Nani retirou-se do futebol há uns meses e agora dedica-se à sua escola de futebol. Ao JE, elogia a formação futebolística em Portugal e revela que há muitas famílias estrangeira que mudam-se para cá para que os miúdos treinem nas academias de futebol.
Dentro da bolsa francesa o banco francês Société Générale foi o mais penalizado, com uma queda de 4,23%, seguido do Credit Agricole perdeu 3,42%. A Saint-Gobain desceu 3,44% e o BNP Paribas caiu 3,21%.
A histeria sobre a ameaça russa à Europa permite à burocracia europeia destinar mais fundos à defesa e, em última análise, desenvolver uma narrativa que pode conduzir a um ponto sem retorno.
Nenhuma medida pública é isenta de críticas e há legítimas dúvidas a colocar sobre a sua execução, o grau de fiscalização e os efeitos colaterais no mercado. Mas o papel de um bom ministro não é apenas desenhar boas políticas: é garantir que funcionam na prática.
Europa, outrora epicentro da modernidade e motor da prosperidade global, tornou-se prisioneira de suas próprias hesitações. Três causas explicam essa paralisia: a guerra na Ucrânia, a dependência face aos EUA e a rigidez institucional e produtiva.