[weglot_switcher]
1168875
Em Foco

Criar reserva estratégica de gás natural custa até 200 milhões de euros

Regras atuais preveem reservas de gás natural equivalente a três semanas de consumo nacional, mas novo regime – aprovado em 2022 e que aguarda operacionalização – prevê que as reservas aumentem. Presidente da ENSE considera que o valor ideal seria ter entre seis a oito semanas de consumo garantido, o que representa um investimento entre 100 a 200 milhões de euros.

Atualidade

Assinantes premium dão música às contas da Spotify

É o “ano da monetização”, de acordo com as palavras do cofundador e CEO, o famoso empresário sueco Daniel Ek. Analistas destacam ao JE o disparo da Spotify em Wall Street esta terça-feira e valorização de mais de 100% em 2023 e 65% desde o início deste ano.

Atividade cresce na zona euro pelo segundo mês seguido à boleia dos serviços e Alemanha

O PMI composto da zona euro registou o segundo mês seguido de expansão, com o sector dos serviços a compensar a fraqueza contínua da indústria e a economia alemã a regressar a leituras positivas. Otimismo contido não deve fazer o BCE desviar-se de corte de juros em junho.

Fidelidade recusa vender Luz Saúde “a desconto”

Fonte do grupo diz ao JE que havia interesse do mercado na operação, mas que a valorização não cumpria objetivos. Aumento de capital de até 100 milhões de euros também fica suspenso.

JPMorgan retoma cobertura das ações da Telefónica com “cautela”

A intensa concorrência esperada no mercado espanhol, que tem atravessado uma onda de fusões e aquisições, impede os analistas do JP Morgan de avançarem com uma recomendação mais otimista.

Entrada de elétricos ‘low cost’ vai acelerar a “depreciação” no mercado de usados

Em entrevista ao JE, o diretor-geral do Standvirtual, Nuno Castel-Branco, considera que a concorrência entre construtores e o desenvolvimento tecnológico dos elétricos vai desestabilizar o mercado nos tempos mais próximos, com impacto relevante nos usados.

Tim Vieira arranca corrida à Presidência da República no dia 25 de abril

O empreendedor português nascido na África do Sul – que tinha indicado a vontade de se candidatar à Presidência da República já em 2023 – diz que a sua candidatura está “centrada na ‘Portugalidade’”.

“Investimento com medicamento hospitalar cresce mais de 10% ao ano desde 2020”, diz bastonário

Um dia pós a primeira reunião com a ministra da Saúde, o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos deixou ainda a advertência de que o programa do novo Governo está apenas centrado na despesa e não tem nada sobre a criação de riqueza.

UTAO avalia Programa de Estabilidade. Saiba quais são os riscos identificados e as recomendações

Na sua apreciação ao Programa de Estabilidade 2024-2028, a UTAO reconhece a dificuldade que o novo Executivo teria em fazer um reporte adequado e completo, segundo as leis europeias e nacionais. Ainda assim, e olhando para algumas das medidas já conhecidas, estas poderão materializar-se num risco orçamental.

Entrevista

João Rafael Koehler: O FC Porto “tem um problema de tesouraria muito grave”

O candidato a vice-presidente com o pelouro financeiro da lista de Pinto da Costa tem tudo previsto para reduzir despesas, começar pelos prémios da administração, e aumentar receitas, onde afirma existir grande margem de progressão.

Mercados

Galp ultrapassa EDP como a cotada mais valiosa em Portugal

Em duas sessões, a Galp valorizou mais de três mil milhões de euros depois de anunciar que descobriu uma reserva com 10 mil milhões de barris de petróleo ou equivalente na Namíbia.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder na economia e nos mercados esta quarta-feira

Atenções estão viradas para o debate do Programa de Estabilidade e Crescimento em sessão com início agendado para as 15h no Parlamento.

Opinião

Presidente da Comissão Europeia em mar revolto

Von der Leyen está metida num processo de contornos claramente duvidosos, de contratação pela UE de um seu correligionário de partido, o eurodeputado Markus Pieper, a quem atribuiu um alto cargo bem remunerado.

Vagas de Abril

Falta democratizar oportunidades enfrentando as múltiplas camadas de desigualdade que assolam o país: desigualdade de rendimento, territoriais, de género, culturais, elitismos perpetuados.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.