[weglot_switcher]
1183368
Em Foco

Alívio do IRS vai avançar sem avaliação de impacto pela UTAO

O corte do IRS, que vai a votos na quarta-feira e ainda com um desfecho imprevisível quanto ao figurino que passará (da AD ou do PS), será aprovado sem a avaliação do impacto orçamental da UTAO. Projetos do PCP e BE mais do que duplicam margem orçamental de 348 milhões, diz PSD. Em causa estão os projetos dos vários partidos para alívios fiscais em diferentes níveis e abrangência de escalões de rendimento.

Atualidade

Montepio com plano para gastar até 100 milhões anuais para comprar casas para arrendar aos associados

Associação Mutualista quer contribuir para mitigar a crise da habitação entre os seus associados. Objetivo é arrendar e depois possibilitar a compra. Instituição admite regressar à construção de imóveis, como já fez no passado.

Analistas menos otimistas do que OPEP quanto à evolução da procura em 2024

A Goldman Sachs destaca o cenário otimista para a evolução da procura de petróleo este ano e mostra-se surpreendida com o plano detalhado de reversão dos cortes de produção após uma surpresa do lado dos inventários.

Governo acaba com regime excecional para vistos a imigrantes e passa a exigir contratos de trabalho

Luís Montenegro colocou um fim no regime excecional que permitia a um estrangeiro entrar em Portugal e só depois pedir autorização de residência. O regime especial para os países CPLP será reforçado, ao mesmo que o Governo tenta promover um sistema eficaz para os que querem entrar em Portugal mas também musculado na fiscalização e no combate aos abusos.

Governo da Madeira é apresentado hoje e deve ser mais pequeno

O Governo Regional da Madeira deve passar de oito para sete secretarias regionais, como avançou esta semana a imprensa regional. Uma das certezas é que terá a ausência do CDS-PP que tinha estado no executivo madeirense, em coligação com o PSD, desde 2019, pelo que não estará presente o antigo líder centrista, Rui Barreto, que tinha as pastas da Economia, Mar e Pescas.

Montenegro admite financiamento público para comunicação social. O que visa o plano de ação?

O primeiro-ministro abriu a porta à possibilidade de a comunicação social ser financiada com dinheiro público. Mas o que isso significa para o sector? As perguntas e respostas do que pode acontecer na indústria que distribui informação ao público.

Ouro do ranking das marcas mais valiosas continua na EDP

João Baluarte, sócio responsável pelos estudos financeiros na consultora OnStrategy, explicou ao Jornal Económico como é que a empresa elabora estes rankings que “conseguem medir as marcas do ponto de vista qualitativo e do ponto de vista quantitativo”.

Sérvia: partido de Aleksandar Vucic arrasa eleições municipais de domingo

Em 89 cidades e municípios, o Partido Progressista só perdeu quatro. Às portas da União Europeia para entrar no próximo alargamento, o país não consegue ter uma oposição eficaz.

Entrevista

“Riscos regulatórios são uma preocupação para os gestores”, diz líder da WTW em Portugal

Em entrevista ao Jornal Económico, Nuno Arruda analisa os principais riscos que os gestores enfrentam, nomeadamente o relacionado com a regulação: “Eu diria que nós, na Europa, vivemos numa sanha regulatória”.

Mercados

Atividade industrial da zona euro anima bolsas no arranque da semana

Em Lisboa, o PSI terminou o primeiro dia útil da semana com uma subida ligeira de 0,69% para 6.918,43 pontos, com o BCP a liderar o dia, com um ganho de 1,75% para 0,3782 euros, seguido da EDP Renováveis, que aumentou 1,70% para 14,97 euros.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder na economia e nos mercados esta terça-feira

Destaque para os dados do emprego na Alemanha e nos EUA. Por cá, há audição parlamentar do presidente do conselho diretivo do INEM, a requerimento do PSD, sobre emergência médica e das Comissões de Trabalhadores da ANA e da Portway, a requerimento do PCP, sobre a privatização da ANA.

Opinião

Europa de paz, sem equívocos

Num tempo de eleições, devíamos estar chocados com o horizonte de possibilidades que se vai definindo do estreito anel do fundo do poço em que caímos. Mas em Portugal a discussão na esfera pública segue um sentido leviano enervante.

Amazon e os investimentos em ‘data centers’

Tenho uma perceção positiva de que Portugal tem dado bons passos no domínio tecnológico, mas devemos fazer muito mais na criação de boas condições para atrair este tipo de investimentos.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.