[weglot_switcher]

Liderança e desafios da internacionalização. Veja o “Boa Governança”

Do novo Governador do Banco de Portugal aos desafios dos processos de internacionalização passando pelo papel da diversidade na governance, estes são os temas da edição desta semana. Diogo Sousa-Martins, especialista em Internacionalização, Assuntos Regulatórios, Marketing e Inovação, é o convidado desta edição.
1 Agosto 2025, 07h00

Ouça e acompanhe o “Boa Governança” também em formato podcast:

 Spotify 

Diogo Sousa-Martins, especialista em Internacionalização, Assuntos Regulatórios, Marketing e Inovação, é o convidado desta edição em que vamos falar de diversidade no quadro da governance, dos processos de internacionalização e os desafios que acarretam e das ameaças aos preceitos da governance no âmbito do ESG.

Este responsável é especialista em Internacionalização, Assuntos Regulatórios, Marketing e Inovação. CEO, COO e gestor em diversas empresas da Indústria de Saúde e Farmacêuticas. É professor, é autor. E é conselheiro de Administração Não Executivo certificado nos institutos de Brasileiro de Governança Corporativa e Português de Corporate Governance.

Na rubrica “Recordar é Aprender”, lembramos o caso do Silicon Valley Bank, de 2023, que caiu devido a uma muito deficitária gestão de risco; já na rubrica “Comply or Explain”, direcionamos o foco para o Banco de Portugal. O novo governador do Banco de Portugal é o 16º a liderar a instituição. Todos homens. É o único regulador que nunca teve uma mulher à frente, ainda que tenha mais mulheres no conselho de administração do que o terço definido por lei.

O “Boa Governança” resulta de uma parceria entre o Jornal Económico e o Instituto Português de Corporate Governance, e é um espaço para debatermos os desafios que as organizações enfrentam na área da governança, com Ricardo Santos Ferreira, subdiretor do JE, e José Costa Pinto, vogal da direção do IPCG.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.