[weglot_switcher]

Lidl: “Vamos aumentar em 10% o salário a todos os nossos operadores de loja e de entreposto”

Maria Román, Administradora de Recursos Humanos, Lidl Portugal, faz um balanço ao trabalho que tem vindo a ser realizado de forma a proporcionar aos colabores do Lidl condições de trabalho estáveis.
2 Novembro 2022, 08h33

1 – O Lidl tem-se destacado por ter uma política centrada na satisfação e crescimento dos seus funcionários. Esta política é diferenciadora da marca Lidl?

No Lidl acreditamos que o sucesso do negócio está nas nossas pessoas, pelo que o investimento nelas será sempre prioritário e orientador do que fazemos. Sendo os nossos colaboradores um dos nossos pilares mais importantes, consideramos fundamental a aposta no acompanhamento do seu ciclo de vida, desde a integração, uma gestão de carreiras transparente e estruturada, formação e desenvolvimento, e uma preocupação genuína pelo seu bem-estar.

A nossa recente campanha de Recursos Humanos – “É por sermos diferentes que ninguém fica indiferente” – espelha isso mesmo e pretende respeitar a diversidade e individualidade dos nossos colaboradores e mostrar a potenciais candidatos, que o Lidl é uma empresa única, que oferece uma carreira profissional e um percurso em que se olha para o potencial de cada indivíduo desde o primeiro dia.

2 – Num ano que promete ser difícil para as famílias, o Lidl decidiu aumentar os salários acima do valor nacional. Porquê este aumento?

O nosso foco é nos nossos colaboradores e em proporcionar-lhes condições de trabalho estáveis, sobretudo face ao contexto socioeconómico que atravessamos. Esta foi a nossa prioridade.

Nesse sentido, vamos aumentar em 10% o salário a todos os nossos operadores de loja e de entreposto. O nosso ordenado de mínimo – auferido no primeiro ano de trabalho – passa assim para os 820 euros, já a partir de janeiro de 2023 – um aumento superior aos 7,8% definidos pelo Governo para o salário mínimo nacional em 2023, que se vai fixar nos 760 euros.

Para além do seu ordenado de entrada, também os colaboradores nos restantes escalões da Operação serão aumentados. Por exemplo, quem está no último escalão passará a receber 1000 euros, usufruindo assim de um aumento de 100 euros, aos quais acrescem os subsídios de férias e Natal. As posições que não tiverem uma atualização salarial receberão, pelo menos, 3% do valor bruto anual do seu vencimento, sob a forma de prémio, em março de 2023.

A estes valores, acresce também:

  • Um seguro de saúde de referência, com um valor de mercado de 440 euros, com extensão ao agregado familiar em condições muito vantajosas, independentemente da sua carga horária.
  • O pagamento de um subsídio de refeição de 7,63€/dia, que representa +150€/mês por colaborador.

Este aumento representa um investimento total de 8,4 milhões de euros, dos quais mais de 93% são destinados aos colaboradores de lojas e entrepostos.

Para além disso, o Lidl tem implementado o Flex, um sistema que visa facilitar a flexibilização de horários em toda a sua operação, permitindo uma melhor gestão da vida pessoal dos nossos colaboradores das lojas e entrepostos. Por isso mesmo, não temos ‘banco de horas’, pelo que essa opção, recentemente assinada pela APED no contexto do contrato coletivo de trabalho, não encaixa na nossa conjuntura.

3 – Há uma preocupação do Lidl em valorizar quem já trabalha convosco?

No Lidl temos consciência de que os colaboradores são o fator chave para o sucesso da nossa empresa e investir neles é, para nós, uma prioridade estratégica, apostando no desenvolvimento das suas carreiras profissionais com uma visão de longo prazo.

Acreditamos que a igualdade de oportunidades é essencial para o sucesso corporativo e pessoal a longo prazo e os próprios colaboradores sentem que estão a trabalhar numa empresa transparente, que se preocupa em integrar todos no coletivo, oferendo as mesmas oportunidades e condições laborais.

4 – Para além do investimento em condições salariais, como investe o Lidl na formação e progressão dos seus colaboradores?

A atração, formação e continuidade do talento faz parte do nosso ADN. Com vista à progressão de carreira, possibilitamos o desenvolvimento pessoal e profissional num ambiente internacional, multicultural, diverso, com novos desafios todos os dias. No Lidl investimos em formação específica adaptada às diferentes realidades da nossa empresa – escritórios, lojas e entrepostos. Muitas empresas investem na formação de modo a integrar uma pessoa na empresa quando chega, mas talvez nem tantas invistam de forma contínua nos seus colaboradores para que estes estejam sempre atualizados no conhecimento e ferramentas que precisam para o melhor desenvolvimento das pessoas, no seu posto de trabalho atual e no seu percurso futuro. No Lidl, trabalhamos continuamente para desenvolver os talentos dos nossos colaboradores, investindo na sua formação e progressão, de acordo com as necessidades de cada um e o seu estágio de desenvolvimento.

Oferecemos formação inicial que tem como objetivo integrar os colaboradores de forma completa, garantindo que dispõem de todos os conhecimentos para desempenhar a sua função, conhecendo a cultura da empresa e o negócio em si.

Apostamos também em formações estratégicas, com programas de alinhamento e atualização das equipas, permitindo-nos manter o elevado desempenho que nos caracteriza. A título de exemplo, dispomos de Programas de orientação para o cliente – um dos nossos principais focos – com vista a aumentar a sua satisfação, seguindo sempre os valores intrínsecos à nossa marca: ser melhor, ser eficiente e ser responsável, garantindo que potenciamos o muito orgulho que já sentimos em ser Lidl

Temos definido um processo de gestão de talento que identifica os pontos fortes e potencial de melhoria dos nossos colaboradores, assim como o potencial de desenvolvimento e o crescimento dentro da empresa. Neste sentido, dispomos de uma oferta de formações de âmbito diversificado para que os colaboradores possam progredir e adquirir conhecimento de acordo com os objetivos definidos. As temáticas são diversas, desde inteligência emocional, técnicas de apresentação, mas também mindfulness ou autoconhecimento, entre outras.

Para cargos de chefia, dispomos de programas específicos de liderança, assentes na preparação dos colaboradores para a nova função (antes e no início das novas funções), onde não só fomentamos o networking e o nosso conceito de liderança estratégica, como são trabalhados os cinco princípios básicos de liderança pelos quais nos regemos e que apelidamos de ‘High Five’: Liderar através da comunicação; Desenvolver os colaboradores; Manter o alto desempenho e dinamismo; Criar confiança e agir de forma justa; Viver a responsabilidade e ser um exemplo. Estes programas são complementados em diferentes vertentes desde coaching’ ou ‘mentoring’.

 

Este conteúdo patrocinado foi produzido em colaboração com o Lidl.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.