[weglot_switcher]

Lucros do Barclays caem no trimestre à custa da queda da procura de crédito

O banco do Reino Unido reportou  resultados líquidos de 1,6 mil milhões de libras nos primeiros três meses do ano, abaixo dos 1,8 mil milhões de libras obtidos no mesmo período do ano passado.
  • Toby Melville/Reuters
25 Abril 2024, 09h31

O Barclays reportou hoje uma queda de cerca de 12% nos resultados do primeiro trimestre, à medida que as taxas de juro mais elevadas no Reino Unido pesavam sobre a procura de créditos hipotecários e outros empréstimos e com o seu banco de investimento a ser atingido por um cenário de incerteza económica.

O banco do Reino Unido reportou  resultados líquidos de 1,6 mil milhões de libras nos primeiros três meses do ano, abaixo dos 1,8 mil milhões de libras obtidos no mesmo período do ano passado, mas melhores do que os analistas esperavam. A receita também caiu ligeiramente para  7 mil milhões de libras o que compara com 7,2 mil milhões de libras um ano antes.

A descida do volume de crédito concedido e a diminuição da atividade na área de banca e investimento explicam a queda. As receitas desta unidade caíram 7%, situando-se abaixo do esperado.

O banco revela que os lucros antes de impostos caíram para 2,3 mil milhões de libras no primeiro trimestre, abaixo dos 2,6 mil milhões de libras do ano passado, quando reportou o lucro trimestral mais forte desde 2011, após uma série de aumentos das taxas de juro por parte do Banco de Inglaterra.

Embora as taxas de juro do Reino Unido tenham subido desde então para 5,25%, permitindo aos bancos cobrar mais receitas de juros por empréstimos e hipotecas, a pressão resultante sobre as famílias diminuiu o apetite por empréstimos. O Barclays disse que os empréstimos e adiantamentos a clientes caíram 1% no trimestre, “refletindo a moderação dos empréstimos hipotecários devido à menor procura do mercado”.

Ao mesmo tempo, bancos como o Barclays têm estado sob pressão para aumentar as taxas de juro dos depósitos, o que representa uma pressão adicional sobre a margem financeira. A concorrência também tem sido intensa, resultando em clientes que depositam o seu dinheiro em rivais mais generosos e numa queda de 2% nos depósitos no Barclays.

A receita líquida de juros do Barclays caiu 4%, para 1,5 mil milhões de libras.

No entanto, previsões ligeiramente mais favoráveis para a economia do Reino Unido significaram que o Barclays provisionou apenas 58 milhões de libras para potenciais incumprimentos, em comparação com 113 milhões de libras no ano passado.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.